Câncer do colo do útero: saberes e práticas das mulheres em relação ao exame preventivo

Páginas: 25 (6247 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
[pic]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CURSO DE ENFERMAGEM







LUIZ FERNANDO DA SILVA MENESES


CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: SABERES E PRÁTICAS DAS MULHERES EM RELAÇÃO AO EXAME PREVENTIVO














Teresina-PI
Junho/2010
LUIZ FERNANDO DA SILVA MENESES












CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: SABERES E PRATICAS DAS MULHERES EM RELAÇÃO AO EXAMEPREVENTIVO




Projeto de pesquisa apresentado a Coordenação do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, como pré-requisito a conclusão da disciplina seminário de pesquisa.




Orientador(a):Viviane de Sá Coelho Silva








Teresina-PI
Junho/2010
SUMÁRIO



1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03 04

1.1Objeto de Estudo 04 07

1.2 Questões Norteadoras 05 07

1.3 Objetivos 05 07

1.4 Justificativa 05 07

2 CAMINHO METODOLÓGICO 07

2.1 Tipo de Pesquisa 07

2.2 Cenário da Pesquisa 07

2.3 Sujeitos da Pesquisa 07

2.4 Coleta de Dados 08

2.5 Análise e Discussão dos Dados 08

2.6 Considerações Éticas 09 08

3 REFERÊNCIAL TEMÁTICO 10

4.CRONOGRAMA 14 18

5. ORÇAMENTO 15 19

REFERÊNCIAS 16 20

APÊNDICES 18

ANEXO 19





1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Desde sua implantação em 1988, o SUS tem elaborado políticas de saúde voltadas à saúde da mulher, dentre elas as de controle do câncer do colo do útero, que tem por finalidade a responsabilização do sistema pela promoção da qualidade de vida dapopulação feminina, estimulando esse segmento a ampliar seus conhecimentos sobre seus direitos na área da Saúde, e conhecimentos sobre sexualidade e cuidados com o corpo.
As ações voltadas para a saúde da mulher foram priorizadas em várias políticas do Ministério da Saúde no decorrer dos anos, entretanto na prática obteve-se pouco êxito com relação à prevenção do câncer uterino. A publicação daNorma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS), em 2001, caracteriza como uma das responsabilidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) a PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO (PCCU), indicando, como atividades básicas voltadas para a saúde da mulher, o rastreamento de câncer de colo uterino, a coleta de material para exame citológico e alimentação dos sistemas de informação. (BRASIL, 2002).A saúde da mulher é uma especialidade de cuidados da Estratégia Saúde da Família dentro da atenção básica que:


caracteriza-se por desenvolver um conjunto de ações que abrangem a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e é desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalhomultiprofissional e interdisciplinar, (BRASIL, 2006, p.3).


Dentre as ações desenvolvidas na área da Saúde da Mulher encontram-se as ações de controle do câncer de colo do útero, visto que “o câncer está entre as principais causas de morte na população feminina e, a mudança de hábitos, aliada ao estresse gerado pelo estilo de vida do mundo moderno, contribuem diretamente na incidência dessadoença”. (BRASIL, 2006, p.3).
Além disso, o câncer de colo do útero constitui-se como um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. A neoplasia de colo do útero, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. São registrados anualmente cerca de 500 milcasos novos, sendo que 80% deles ocorrem em países em desenvolvimento onde, em algumas regiões, é o câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, para o ano de 2010 são esperados 18430 casos novos de câncer de colo do útero, para a região nordeste são esperados 5050 novos casos e no estado do Piauí cerca de 350 casos, destes 110 serão na capital e os demais no interior. (BRASIL, 2010)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação do HPV com o Câncer de colo do útero
  • RELAÇÃO DO HPV COM O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
  • cancer colo do utero- como realizar o exame papanicolau.
  • PERCEPÇÃO DE MULHERES ACERCA DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
  • Câncer do Colo do Útero e da Vulva
  • Câncer do colo de útero
  • Cancer colo do utero
  • Cancer De Colo De Utero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!