Câncer de ovário

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2012
Câncer de Ovário

Entre as causas do Câncer de Ovário estão: Hereditariedade (responsável por 10% dos casos), fumo, consumo de bebida alcoólica e dieta rica em gorduras e utilização de medicaçõespara infertilidade. Além disso, mulheres que nunca engravidaram têm mais chance de ter o câncer de ovário e quanto mais vezes uma mulher engravida, menor é o seu risco de desenvolver um câncer deovário. Mulheres que já desenvolveram câncer de mama ou de intestino também têm grandes chances de desenvolver o câncer de ovário.
Diagnosticado geralmente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer deovário cresce discretamente e os sintomas são muitas vezes confundidos com simples dores abdominais, constipação (prisão de ventre), inchaço, náuseas, diarréia, diurese freqüente (aumento da urina), ganhoou perda de peso súbito e hemorragia vaginal anormal. Isso faz com que o diagnóstico seja geralmente feito tardiamente. Porém, quatro sintomas que apresentados por mais de três semanas podem levar apesquisa da presença do câncer. São eles: Distensão ou inchaço abdominal, desconforto e dor.
No ovário identificamos duas porções distintas: a medula do ovário, que é constituída por tecidoconjuntivo frouxo, rico em vasos sangüíneos, célula hilares (intersticiais), e a córtex do ovário, rica em folículos ovarianos, corpo lúteo e células intersticiais.
Na região cortical predominam os folículosovarianos, os quais são formados por ovócitos envolvidos por células epiteliais (células foliculares ou da granulosa). A superfície do ovário é revestida por um epitélio (de origem celomática) quevaria do tipo pavimentoso ao cilíndrico simples (denominado impropriamente de epitélio germinativo). Logo abaixo deste epitélio há uma camada de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. O estroma doovário, entre as estruturas medulares e corticais, possui algumas células fusiformes, denominadas de células intersticiais ou de Leydig. Estas últimas respondem aos estímulos das gonadotrofinas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cancer de ovario
  • Cancer de ovários
  • Câncer de Ultero e Ovário.
  • Câncer de ovário e tireóide
  • Câncer de colo de útero e ovário
  • Cancer hereditario de mama e ovario
  • Cancer de mama e ovário
  • Ovário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!