Câncer de mama

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
FAMINAS-BH


Curso de Biomedicina
















EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CÂNCER DE MAMAS







Acadêmicos: Cristiane Alice da Silva
Larissa Carvalho
Larissa da Silva Borges
Lucas Martins Campos
Geane Gonçalves Teixeira
Romário Brito



Orientador: Mônica Schettini











Belo Horizonte


Setembro de 2012





Educação em Saúde

Câncerde Mamas


Alice da Silva
Larissa Carvalho
Larissa da Silva Borges
Lucas Martins Campos
Geane Gonçalves Teixeira
Romário Brito






















Projeto de Pesquisa relativo ao desenvolvimento do TIS (Trabalho Interdisciplinar Supervisionado) que tem como tema Principal Educação em Saúde tendo como sub-tema o câncer de mamasdo segundo período de Biomedicina.









Belo Horizonte


Setembro de 2012


SUMÁRIO







1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA ?

3 OBJETIVOS ?

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ?

5 METODOLOGIA ?

6 CRONOGRAMA ?

7 RESULTADOS ESPERADOS ?

10 REFERÊNCIAS INICIAIS ?

INTRODUÇÃO


O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm emcomum o crescimento de células desordenadamente, que invade os tecidos dos órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externasreferem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto departida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
O câncer surge de uma alteração no DNA da célula, o gene começa a sofrer  uma mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que  a princípio são inativosem células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignação das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
Um dos cânceres mais comum hoje é o câncer de mama, é o tumor mais frequente nas mulheres, com uma incidência aproximada de 1.000.000 de novos casos a cada ano no mundo. É um grave problema de saúde pública,responsável por um número significativo de óbitos entre as mulheres adultas. No Brasil existem grandes diferenças regionais, sendo que as maiores incidências são encontradas nos estados das regiões Sul (65/100mil) e Sudeste (69/100mil). Em todos as regiões com exceção da região Norte, esse tipo de câncer possui a maior incidência na mulheres, exemplo disso é que na região Nordeste esse câncer lidera oranking com 26,2% de incidência, no Centro-Oeste com 26,6%, no Sudeste com 29,0%, no Sul com 28,4% enquanto que no Norte 19,5% logo atrás do câncer de colo de útero, essa pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional do Câncer.
Também é a principal causa de óbito relacionado ao câncer no sexo feminino no nosso país. A estimativa para 1996 foi de 31.210 novos casos, sendo 8.310 somente na regiãoSul. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Cancêr de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!