Câncer de Mama

Páginas: 21 (5165 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014



CÂNCER DE MAMA

CASO 1
DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA
Nome: Maria Luiza de Moraes Silva Couto







06.2014



Sumário



CASO – 1
UMA MULHER, 39 ANOS CASADA, 2 FILHOS MORA NA REGIÃO HUMILDE E FOI DIAGNOSTICADA COM UM NÓDULO NO SEIO DURANTE UM EXAME CLÍNICO. ELA ESTÁ DESEMPREGADA.

MARIA é uma mulher humilde e ao receber um panfleto sobre câncer demama na rua teve a curiosidade de realizar o auto exame em casa. Ela notou algo de diferente e preocupada resolveu marcar uma consulta médica.
Descobriu que estava com câncer na mama esquerda após esperar meses para realizar sua mamografia. Pensou que iria morrer. Tinha dois filhos pequenos, ficou desesperada, mas resolveu fazer o tratamento. Ela não tinha escolha, ou morria ou lutava pelavida. Correu atrás de exames, entrou na fila de espera da cirurgia e, depois de alguns meses de tensão, conseguiu ser operada. 
O apoio da família foi muito importante para conseguir entender que esses transtornos são causados por situações físicas e que não tem a ver com a sua essência.
Sua médica reforçou a importância de administrar seus sentimentos para ajudar em sua autoestima e que ela poderiausar perucas e lenços coloridos, refletindo sua personalidade. Disse também para buscar outras atividades de meu interesse para me sentir bem. Tudo vale para reconquistar a autoconfiança ou então não deixar que ela se vá. E que qualquer sinal de depressão, como tristeza profunda, falta de sono, apetite, insegurança e desânimo ela iria recomendar uma visita ao psicólogo.
Maria passou por oitosessões de quimioterapia e 28 de radioterapia. A perda dos cabelos não foi tão traumática quanto ela esperava. Mas o medo da cicatriz e a mutilação do câncer poderia abalar sua autoestima.
Maria também foi informada por sua médica que “A reconstrução é fundamental”, pois não podemos ignorar o efeito psicológico que uma cirurgia como essa tem.
Hoje, é inadmissível uma mulher ter câncer de mama e nãopoder se beneficiar da “reconstrução imediata”, opina sua médica. Atualmente, a legislação brasileira institui que a reparação do dano deve ser feita no ato da retirada do câncer, ou tão logo quanto for possível.
OBS: Existe um Teste Genético para detectar se a pessoa está propensa a ter Câncer que custa $6 mil reais.
Já que Maria também está desempregada segue abaixo alguns Direitos do portadorde câncer.




CÂNCER DE MAMA E SEUS DIREITOS

Se você também não sabe que direitos são esses, preste atenção: 

É lei: todo paciente de câncer, independentemente do tipo e da gravidade, pode sacar o Fundo de Garantia por tempo de serviço, o FGTS; assim como o PIS/PASEP. A solicitação deve ser feita em uma agência da Caixa Econômica Federal. É preciso apresentar os documentos pessoais originais e o exame anatomopatológico, que diagnostica o câncer. O exame anatomopatológico é um documento essencial para qualquer tipo de benefício. Ele normalmente está no prontuário médico do paciente ou no laboratório onde foi feito o exame. 

Reabilitaçãoprofissional: o serviço da Previdência Social visa readaptar ou reeducar o profissional para o retorno ao trabalho, com o fornecimento de materiais necessários à reabilitação (tais como taxas de inscrição em serviços profissionalizantes e auxílios para transporte e alimentação). Todos os segurados da Previdência têm direito à reabilitação.

Auxílio-doença: você terá direito ao benefício mensaldesde que fique por mais de 15 dias com incapacidade para o trabalho atestada por perícia médica da Previdência Social e que tenha contribuído com o INSS por no mínimo 12 meses (embora haja exceções). Compareça pessoalmente ou por intermédio de procurador a uma agência da Previdência Social, preencha o requerimento, apresente a documentação exigida e agende a perícia. O auxílio-doença deixará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Câncer de mama
  • Cancêr de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!