Câncer de Mama

Páginas: 19 (4742 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na populaçãomundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas deincidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
O objetivo do trabalho é fazer uma revisão da literatura que mostre o conceito e os dados epidemiológicos que se relacionam com o câncer de mama. Além disso, os avanços no tratamento e no diagnóstico dessa neoplasia.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito

O câncer de mama tem sido um dos maioresproblemas de saúde pública em todo o mundo, sendo provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos. É definido como um grupo de tumores epiteliais malignos caracterizados por invadir o tecido adjacente e ter marcada tendência à metástase à distância. A maioria destes tumores é derivada das células da unidade ducto terminal do lóbulo mamário,que são as células cuboides luminais secretoras e as células mioepiteliais e/ou basais (VIEIRA et al., 2008).
A história natural do câncer de mama indica que o curso clínico da doença e a sobrevida variam de paciente para paciente. Esta variação é determinada por uma série complexa de fatores, tais como a diferença na velocidade de duplicação tumoral, o potencial de metastatização do tumor e outrosmecanismos, ainda não completamente compreendidos, relacionados com a condição imunológica, hormonal e nutricional do paciente (ABREU; KOIFMAN, 2002).
Estudos demonstram que existem diversos fatores de risco relacionados a essa neoplasia, entre os quais: idade, duração da atividade ovariana, hereditariedade, hábitos de vida (tipo de alimentação, consumo de bebida alcoólica e de tabaco),medicamentos (anticoncepcionais, repositores hormonais), localização geográfica, entre outros. Alterações genéticas também estão relacionadas ao desenvolvimento de câncer de mama, a exemplo das mutações nos genes Brca1/Brca2, responsáveis pelo reparo do material genético das células e pela prevenção do surgimento de neoplasias (PINHEIRO et al., 2013).
As neoplasias de mama acometem principalmentemulheres na perimenopausa. Entretanto, as que se encontram em plena atividade reprodutiva também podem ser acometidas. O carcinoma de mama é incomum em mulheres jovens, constituindo-se em 5% a 7% dos casos em algumas séries. Definido por diversos autores como aquele que se desenvolve antes dos 30, 35, 40, 45 ou mesmo 50 anos, apresenta-se com pior prognóstico, uma vez que, na maioria das vezes, odiagnóstico é feito quando a paciente é sintomática e, portanto, já evoluiu para um estágio mais avançado da doença. Observa-se, consequentemente, maior taxa de mortalidade e menor sobrevida livre de doença quando comparadas às pacientes no período da pós-menopausa (PINHEIRO et al., 2013).
Neste contexto, o câncer de mama permanece como o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entreas mulheres, sendo que as taxas de incidência do câncer de mama dobraram nos últimos trinta anos. Com isto, a prevenção ao câncer tornou-se um dos principais objetivos dos programas de saúde públicos, devido a sua crescente incidência e a alta mortalidade associada (KIM et al., 2010).

2.2 Dados Epidemiológicos

Excluindo-se os tumores de pele não melanoma, mundialmente o câncer de mama é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Câncer de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!