Câncer de colo de utero

Páginas: 15 (3525 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
RESUMO
O câncer de colo do útero representa uma neoplasia maligna que ocorre com muita freqüência no Brasil causando grande número de óbitos. Vários são os fatores de risco que levam ao câncer de colo uterino e embora exista um considerável número de casos esse tipo de neoplasia pode ser prevenido principalmente quando diagnosticado precocemente. A principal forma de prevenção se dá por meio doexame citopatológico do Colo de Útero (Papanicolaou). O papel da enfermagem é de fundamental importância na educação e orientação junto à população feminina, esclarecendo possíveis dúvidas e incentivando à realização periódica do exame, contribuindo assim para uma redução no número de casos. Palavras-chave: Câncer. Colo de Útero. Prevenção. Enfermagem  
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
O câncer decolo do útero representa um grave problema de saúde dentre a população feminina em todo o mundo, sendo responsável por grande número de óbitos (SÃO PAULO, 2004, p. 8).
No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum e a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres (INCA, 2006).
O câncer de colo do útero ocorre com mais freqüência em mulheresentre 30 e 45 anos de idade, porém pode ocorrer mais precocemente, sendo vários os fatores de risco (SMELTZER e BARE, 2002).
Dentre todos os tipos de câncer, este apresenta altas possibilidades de prevenção e cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível com importante papel no desenvolvimento do câncer de colo uterino e das lesões que oantecedem. A prática de sexo seguro, realizada através do uso de preservativos, pode ser considerada como uma forma primária de prevenção a esse tipo de neoplasia (INCA, 2006).
A principal medida de controle realizada para detecção precoce da doença se dá por meio de um exame simples, porém de fundamental importância que é o Citopatológico de Colo de Útero (ou Papanicolaou). Esse exame indica a presençade lesões neoplásicas ou pré-neoplásicas, sendo possível assim interromper a evolução dessas lesões (SÃO PAULO, 2004).
As mulheres devem realizar com freqüência o exame preventivo contra o câncer de colo uterino, devem ser orientadas sobre os fatores de risco ressaltando as vantagens de uma detecção precoce da doença, deve-se esclarecer possíveis dúvidas sobre o exame de Papanicolaou, visandoassim, quebrar certo "embaraço" que ainda existe por parte de algumas mulheres em realizarem o exame.
A enfermagem tem papel fundamental na prevenção do câncer de colo uterino, identificando as populações de alto risco, desenvolvendo ações de planejamento, controle e supervisão de programas de educação e prevenção, contribuindo para um diagnóstico precoce da doença.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 OCÂNCER DE COLO UTERINO
O câncer de colo de útero é uma neoplasia maligna, localizada no epitélio da cérvice uterina, oriunda de alterações celulares que vão evoluindo de forma imperceptível, terminando no carcinoma cervical invasor. Isso pode ocorrer em um período que varia de 10 a 20 anos (Barros, Marin e Abrão). Durante os últimos 20 anos, esse tipo de neoplasia invasiva diminuiu de 14,2 casos por100.000 mulheres para 7,8 casos por 100.000 mulheres. Essa redução nos casos se deu devido à detecção precoce da doença por meio de exames preventivos (SMELTZER e BARE, 2002).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2006), no Brasil, estima-se que o câncer de colo uterino seja a terceira neoplasia maligna maiscomum e a quarta causa de morte por câncer dentre a população feminina.
Aocorrência desse tipo de neoplasia e o número de óbitosapresentam-se com diferenças regionais no País e o primeiro lugar em freqüência sedá nas regiões Norte e Nordeste (INCA, 2006).
De acordo com Smeltzer e Bare, (2002) o câncer de colo de útero inicial raramente produz sintomas. Quando ocorrem sintomas como secreção, sangramento irregular ou sangramento após a relação sexual a doença pode estar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Câncer do colo de útero
  • Cancer colo do utero
  • Cancer De Colo De Utero
  • Câncer do colo de utero
  • cancer do colo do útero
  • cancer no colo do utero
  • TCC Câncer do colo de Útero
  • cancer do colo de utero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!