Cátios grupo ii

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
1. Introdução
Os cátions do grupo II (Bi3+, Hg2+, Pb2+, Cu2+, Cd2+, As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, Sn2+, Sn4+), que apresentam como característica importante, o fato de seus sulfetos serem insolúveis em ácidos minerais diluídos, ao contrário dos sulfetos do grupo III que são solúveis neste meio. Esta diferença de comportamento é usada para separar os íons deste grupo dos íons dos outros grupos.
Oscátions do segundo grupo são tradicionalmente divididos em dois subgrupos: o subgrupo do cobre e do arsênio. Esta divisão é baseada na solubilidade dos precipitados de sulfetos em polissulfeto de amônio. Ao passo que os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis nesse regente, os do subgrupo do arsênio dissolvem-se com formação de tiossais.
No subgrupo do cobre, temos: mercúrio (II), chumbo (II),bismuto (II), cobre (II) e cádmio (II). Embora grande parte dos íons chumbo (II) seja precipitado pelo ácido clorídrico diluído com os outros íons do grupo I, esta precipitação é bastante incompleta devido à solubilidade relativamente alta do cloreto de chumbo (II). Durante uma análise sistemática, os íons chumbo por conseguinte, ainda estarão presentes, quando estivermos ocupados com aprecipitação do segundo grupo de cátions. As reações do chumbo (II) já foram descritas com as demais do primeiro grupo.
Os cloretos, nitratos e sulfetos dos cátions do subgrupo de cobre são bastante solúveis em água. Os sulfetos, hidróxidos e carbonatos são insolúveis. Alguns cátions do subgrupo do cobre (mercúrio (II), cobre (II) e cádmio (II)), tendem a formar complexos ( amônia, íons cianeto etc.).
Osubgrupo do arsênio inclui os íons arsênio (III), arsênio (V), antimônio (III), antimônio (V), estanho (II) e estanho (IV). Tais íons apresentam caráter anfótero: seus óxidos formam sais, tanto com ácidos como com bases. Dessa forma, o óxido de arsênio (III) pode ser dissolvido em ácido clorídrico (6M), formando cátions arsênio (III). Ao mesmo tempo, o óxido de arsênio (III) dissolve-se em hidróxidode sódio (2M), formando aníons arsenito.
A dissolução dos sulfetos em polissulfeto de amônio representa a formação de tiossais a partir de tioácidos anidrios. Assim, a dissolução do sulfeto de arsênio (III) (tioácido anidro) em sulfeto de amônio (tiobase anidro) dá ensejo à formação de íons e íons (tioarsenito de amônio e um tiossal).
Todos os sulfetos do subgrupo de arsênio dissolvem-se emsulfeto de amônio incolor, exceto o estanho (II): pra dissover este ultimo, torna-se necessário o uso dos polissulfetos de amônio que atuam parcialmente como gente oxidante, com formção de íons tioestanato.
Os íons arsênio (III), antimônio (III) e o estanho (II) podem ser oxidados a arsênio (V), antimônio (V) e estanho (IV), respectivamente. Por outro lado, os últimos três podem ser reduzidos poragentes redutores especiais. Os potenciais de oxido-redução dos sistemas arsênio (V) – arsênio (III) e antimônio (V) – antimônio (III) variam de acordo com o pH, portanto, a oxidação ou redução dos íons pertinentes podem ser facilitados pela escolha do pH adequado à reação.
2. Objetivo
Precipitar, separar e identificar os cátions do grupo II, grupo do Cu2+, Cd2+, As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, presentes naamostra fornecida.
3. Materiais e Reagentes
3.1 Materiais
Pipeta Proveta Béquer Bastão de vidro Tela de amianto
Tripé Tenaz Tudo de ensaio Estante para tudo de ensaio Tudo de centrifuga
Rolha Papel filtro Papel tornassol Vidro de relógio Espátula
Algodão Centrifuga Conta gotas Bico de bunsen Fósforo
3.2 Reagentes
Ácido Clorídrico 6M/ 12p.a HCl
Hidróxido de amônio 6M NH4OH
TioacetamidaC2H5NS
Água destilada H2O
Nitrato de amônio 4M NH4NO3
Ácido Nítrico 6M HNO3
Ferrocianeto de Potássio 0.1M K4[Fe(CN)6]
Cianeto de sódio 1M NaCN
Ácido Etanóico 6M CH3COOH
Nitrato de Prata 0.1M AgNO3
Hidróxido de Sódio 6M NaOH
Alumínio Alo
Amostra do Grupo II Cu2+, Cd2+, As3+, As5+, Sb3+, Sb5+
4. Procedimento Experimental
* Pipetar ± 2,0 mL da amostra do Grupo II (Cu2+, Cd2+, As3+,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentação dos cátios do grupo IV
  • Grupo II
  • Grupo II
  • Grupo II
  • GRUPO II
  • Analise grupo ii
  • financeira 3 grupo ii
  • Grupo de cátions ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!