Cátions

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
Relatório Avaliativo II
Química Analítica Qualitativa










Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Campo Grande – MS – Junho/2008
Fábio Henrique Bressan Tondato
Vinicius Parra dos Santos









Relatório Avaliativo II
Química Analítica Qualitativa















Relatório da avaliação práticaII, como exigência da disciplina Química Analítica Qualitativa, do curso de Química – Bacharelado, ministrada pela Professora Márcia Helena de Rizzo da Matta.









Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Campo Grande – MS – Junho/2008
Introdução

Como forma de avaliação da disciplina Química Analítica Qualitativa, deveríamos analisar e detectar, em uma amostra liquida,meio espessa previamente preparada pela professora, de 5 à 7 cátions dos grupos II a IV.
Para isso, utilizamos as técnicas de análise organizadas em uma marcha, que será relatada durante este relatório, para separação, detecção e classificação dos cátions na amostra.
Parâmetros como cor, cheiro, reação da chama do bico de Bunsen quando em contato com a amostra e precipitação e/ou mudança decoloração frente a alguns reagentes foram decisivos na prática.
A amostra em questão era a M-07, que apresentava coloração verde, apresentando alguns cristais que não foram dissolvidos.





































1. Marcha Analítica – Amostra M-07



Para a pesquisa dos cátions à partir da amostra, dissolvemos em água destilada fervidapara extração de possíveis íons interferentes.


Para precipitação do Subgrupo I (subgrupo da prata) do grupo IV, adicionamos HCl, que forma cloretos insolúveis na água com os cátions Ag+ e Pb+2. Adicionamos este reagente e centrifugamos, esperávamos a aparição de precipitado juntamente com o sobrenadante, o que não ocorreu, pois não aconteceu a precipitação. Portanto nossa amostraapresentou somente o sobrenadante, descartando o Subgrupo I (subgrupo da prata).


Feito isso, iniciamos a separação do Subgrupo II, o subgrupo do cobre. Para isso, ajustamos o pH do sobrenadante outrora reservado (S-I) para 7 com hidróxido de amônio 6M e, à 5 mL de amostra, adicionamos 5 mL de HCl 0,6M. Isto fez com que nossa amostra ficasse em pH 0,5.
Então, adicionamos Sulfeto de Sódio,Na2S, e centrifugamos. Repetimos este processo até precipitação completa.
Separamos o precipitado do sobrenadante e reservamos este sobrenadante (S – II). Lavamos o precipitado com NH4Cl e depois com água destilada. Adicionamos HNO3 e aquecemos em banho-maria por aproximadamente 10 minutos.
Então, adicionamos gotas de (NH4)2SO4, deixamos em repouso por alguns minutos ecentrifugamos.
Não houve precipitação, o que reiterou a ausência de chumbo. Então, Adicionamos solução de Hidróxido de Amônio e centrifugamos. Houve formação de precipitado, teoricamente de Bi(OH)3, porém, o teste específico não confirmou a presença deste cátion.




1.3 Reação do Bismuto


a) Reação com estanito de sódio: ao precipitado, adicionamos solução de estanito de sódio. Deveriahaver formação de um precipitado preto de bismuto elementar, o que não ocorreu.



No sobrenadante, poderia haver um complexo solúvel de tetraamincadmiato. Sabendo que não haveria cobre na amostra, realizamos o teste de cádmio para detectar este cátion.




1.4 Reação do Cádmio


a) Reação com sulfeto: Adicionamos à amostra, alguns mL de sulfeto de sódio. A formação de umprecipitado amarelo indicou a presença de cádmio na amostra.
Cd²+ + NaSֿ → CdNa ↓ + S²ֿ

Concluída a pesquisa de cátions do subgrupo do cobre, iniciamos a separação dos cátions do grupo III. Para isso, fervemos o sobrenadante S-II até total eliminação do sulfeto, testada através do papel de filtro umedecido com acetato de chumbo e neutralizamos a solução até pH 7 com NH4OH....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cations
  • cátions
  • cations
  • Cations
  • cations
  • Cátions
  • cations
  • Analise de Cátions

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!