cátions e ânions

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
§ Cátion - é um íon com carga positiva. É formado pela perda de electrões (que têm carga negativa) da camada de valência de um átomo (ionização). Nesta categoriaenquadram-se os metais, os elementos alcalinos e os elementos alcalino-terrosos, entre outros.

Um dos catiões mais comuns é o catião sódio; este forma compostos iónicos(sais) quando combinado com aniões (iões de carga negativa). Os compostos de sódio de maior importância industrial e comercial são:

Cloreto de sódio - sal comum (NaCl)Carbonato de sódio (Na2CO3)
Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
Hidróxido de sódio - soda cáustica (NaOH)
Nitrato de sódio - salitre de Chile (NaNO3)
Tiosulfato desódio pentahidratado (Na2S2O3.5H2O)
Bórax (Na2B4O7·10H2O).

Ânion - é um íon com carga negativa. Quando um ou mais eléctrons (electrões) são colocados num átomo, estepassa a ser um íon negativo ou ânion.

Exemplos: nitrato (NO3-) e fluoreto (F-).¬
Cátions e ânions são íons (átomos ou moléculas que perderam ou ganharam elétrons).Cátions têm carga positiva e ânions carga negativa. Por que isso? Simples: Alguns átomos, para se tornarem estáveis, liberam ou ganham elétrons, até que sua camada de valênciatenha 8 elétrons (teoria do octeto). Então cátions são aqueles que liberaram elétrons e ficaram carga positiva, pois quando liberaram um elétron, seu numero de prótonsficou maior que o número de elétrons, e como o próton tem carga positiva, você bota lá o '+' números de prótons que ele têm a mais que elétrons. Com os ânions é a mesmacoisa. Mas pra ele se tornar estável, ele ganhou elétrons, ficando com mais elétrons do que prótons, adiquirindo assim a carga negativa. Espero que tenha entendido.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cátions e ânions
  • cations e anions
  • cations e anions
  • analise de cations e anions
  • Identificação de cátions e ânions
  • IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS
  • ANALISE DE CATIONS E ANIONS
  • Análise qualitativa de ânions e cátions

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!