Cárater de Cristo

Páginas: 7 (1634 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
O verdadeiro e o falso arrependimento
“Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte.”(2 Co 7.10 - NTLH)

O texto acima nos diz basicamente, dois tipos de tristezas: 1) a tristeza usada por Deus que produz o arrependimento para a salvação e; 2) a tristezas causadaspelos pecados no mundo.

Dentro do contexto, o apóstolo Paulo está falando sobre a sua primeira carta enviada aos coríntios, a qual confrontou os crentes em seus pecados. Embora os crentes de Corinto tenham ficado tristes, Paulo não ficou. Ao contrário, ele ficou feliz porque eles sentiram o peso do pecado e estavam no processo de mudança de vida. Ele então escreve para animar os crentes acontinuarem firmes no processo de abandono do pecado e renovação de vida.

Mas como podemos diferenciar a tristeza usada por Deus que produz o arrependimento para a salvação do falso arrependimento que é causa dos pecados mundanos? Exige que observemos alguns pontos.


“... a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não motivo para alguém ficar triste...”A tristeza que produz o arrependimento que leva à salvação é para o bem. Apesar de ter o sentimento de tristeza, há uma mudança de sentimento e de opinião em relação ao pecado. Na verdade, o indivíduo peca por considerar o pecado como um prazer ou algo gostoso. Essa atitude em relação ao pecado tem que mudar. O pecado tem que ser algo aborrecível, detestável e assombroso. Se a pessoacontinuar considerando o pecado como algo prazeroso, ela continuará pecando por querer satisfazer o desejo da carne, que tende para a auto-satisfação. O pecado tende a viciar, cegar, dominar, controlar, escravizar e destruir. Por isso devemos odiar o pecado.

Não devemos odiar o pecado somente por causa do medo da justiça de Deus. O temor do peso da mão de Deus deve ser uma motivação secundária para amudança de atitude em relação ao pecado. Conhecendo as tendências e as conseqüências do pecado, deve haver uma mudança de opinião e de mente. Tomemos a consciência de que o salário do pecado é a morte e inculquemos em nós um sentimento de aversão em relação ao pecado.

Se não houver um arrependimento verdadeiro, uma profunda tristeza usada por Deus produzindo no pecador o arrependimento que levaà salvação, esse indivíduo morrerá eternamente. Quem está em pecado, está caminhado para a sua morte.
Por outro lado, se houver um arrependimento genuíno, podemos ver a mudança de ponto de vista em relação ao pecado. O que antes era normal, agora é abominável para essa pessoa. O que antes ela costumava fazer, às vezes até inconscientemente, agora é detestável e a causa uma profunda tristeza.Quando há um arrependimento genuíno, a disposição a pecar desaparece e a pessoa passa a evitar situações ou atitudes que conduzem ao pecado. Esse é um ponto chave! Quem realmente experimentou esse arrependimento, passa a conhecer seus limites e até onde pode chegar. Sabendo disso, a pessoa não deve chegar muito perto do seu limite.

Uma pessoa pode pecar inconscientemente porque o pecado já foiconcebido no seu coração. Mas, com esforço e um arrependimento genuíno, o seu coração passa por uma varredura e um novo ser nasce. A tristeza segundo Deus que produz a salvação é aquela que há o verdadeiro arrependimento, confissão de pecados e há também a restituição. Podemos citar o exemplo bíblico de Zaqueu, que quando se arrependeu dos seus roubos prometeu restituir quatro vezes mais. Quando há oarrependimento genuíno, tudo o que foi perdido ou roubado é restituído.

Um dos sinais visíveis do verdadeiro arrependimento na vida de uma pessoa é a mudança de conduta. É importante que a pessoa demonstre através dos seus atos que mudou. É importante para si mesmo mostrar e reafirmar a mudança de conduta pessoal. Se houve arrependimento, deve haver essa mudança. Eis que tudo se fez novo! A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carater de cristo em nós
  • carater de Cristo
  • O caráter de cristo
  • Carater de Cristo
  • Carater de Cristo
  • A beleza de Cristo e o caráter do cristão
  • A beleza de Cristo e o caráter cristão
  • A beleza de Cristo e o caráter do cristão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!