Cálculo estequiométrico

Páginas: 16 (3826 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS Nas reações químicas, é importante se prever a quantidade de produtos que podem ser obtidos a partir de uma certa quantidade de reagentes consumidos. Os cálculos que possibilitam prever essa quantidade são chamados de cálculos estequiométricos.
A palavra estequiometria vem do grego stoicheia (partes mais simples) e metreim (medida)

Essas quantidades podem serexpressas de diversas maneiras: massa, volume, quantidade de matéria (mol), número de moléculas. Os cálculos estequiométricos baseiam-se nos coeficientes da equação. É importante saber que, numa equação balanceada, os coeficientes nos dão a proporção em mols dos participantes da reação. Em meados do século XVIII, cientistas conseguiram expressar matematicamente certas regularidades que ocorrem nasreações químicas, baseando-se em leis de combinações químicas que foram divididas em ponderais (que se relacionam às massas dos participantes da reação) e volumétricas (explicam a relação entre os volumes das substâncias gasosas que participam de um processo químico).

Lei da conservação da massa ou Lei de Lavoisier

“Em um sistema, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”

A+ B → AB 2g 5g 7g

Lei das proporções definidas ou Lei de Proust

“Toda substância apresenta uma proporção constante em massa, na sua composição, e a proporção na qual as substâncias reagem e se formam é constante”

A + B 2g 4g 5g 10g

→ AB 7g 14g

Com a Lei de Proust podemos prever as quantidades das substâncias que participarão de uma reação química.

1

LEIS VOLUMÉTRICAS

Leide Gay-Lussac

“Os volumes de todas as substâncias gasosas envolvidas em um processo químico estão entre si em uma relação de números inteiros e simples, desde que medidos à mesma temperatura e pressão”

1 L de H2 + 1 L de Cl2 à 2 L de HCl relação de números inteiros e simples: 1:1:2

Cabe aqui observar que nem sempre a soma dos volumes dos reagentes é igual à dos produtos. Isso quer dizerque não existe lei de conservação de volume, como ocorre com a massa.

10 L de H2 + 5 L de O2 à 10 L de H2O relação de números inteiros e simples: 10:5:10, que pode ser simplificada por 2:1:2

Lei ou hipótese de Avogadro

“Volumes iguais de gases diferentes possuem o mesmo número de moléculas, desde que mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão”

Para melhor entender a Lei deGay-Lussac, o italiano Amedeo Avogadro introduziu o conceito de moléculas, explicando por que a relação dos volumes é dada por números inteiros. Dessa forma foi estabelecido o enunciado do volume molar.

TIPOS DE CÁLCULOS

Os dados do problema podem vir expressos das mais diversas maneiras: quantidade de matéria (mol), massa, número de moléculas, volume, etc. Em todos esses tipos de cálculoestequiométrico vamos nos basear nos coeficientes da equação que, como vimos, dão a proporção em mols dos componentes da reação.

2

REGRAS

1ª regra: Escreva corretamente a equação química mencionada no problema (caso ela não tenha sido fornecida); 2ª regra: As reações devem ser balanceadas corretamente (tentativa ou oxi-redução), lembrando que os coeficientes indicam as proporções em mols dosreagentes e produtos; 3ª regra: Caso o problema envolva pureza de reagentes, fazer a correção dos valores, trabalhando somente com a parte pura que efetivamente irá reagir; 4ª regra: Caso o problema envolva reagentes em excesso – e isso percebemos quando são citados dados relativos a mais de um reagente – devemos verificar qual deles está correto. O outro, que está em excesso, deve ser descartadopara efeito de cálculos. 5ª regra: Relacione, por meio de uma regra de três, os dados e a pergunta do problema, escrevendo corretamente as informações em massa, volume, mols, moléculas, átomos, etc. Lembre-se de que não podemos esquecer a relação: 1 mol = (x) g = 22,4 L (CNTP) = 6,02 . 10²³ 6ª regra: Se o problema citar o rendimento da reação, devemos proceder à correção dos valores obtidos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cálculo Estequiométrico
  • Calculo estequiométrico
  • CALCULO ESTEQUIOMÉTRICO
  • Calculos estequiometricos
  • Calculo estequiometrico
  • Cálculo estequiométrico
  • Calculo estequiométrico
  • Calculos estequiometricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!