Cádmio

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
Cádmio

O cádmio é um elemento químico de símbolo Cd de número atômico 48 (48 prótons e 48 elétrons) e de massa atómica igual a 112,4 u. À temperatura ambiente, o cádmio encontra-se no estado sólido.
Está situado no grupo 12 (2 B) da classificação periódica dos elementos. É um metal branco azulado, relativamente pouco abundante. É um dos metais mais tóxicos, apesar de ser um elemento químicoessencial, necessário em quantidades muito pequenas, entretanto, sua função biológica não é muito clara. Normalmente é encontrado em minas de zinco, sendo empregado principalmente na fabricação de pilhas. Foi descoberto em 1817 por Friedrich Strohmeyer.
Características principais
O cádmio é um metal branco azulado, dúctil e maleável. Pode-se cortá-lo facilmente com uma faca. Em alguns aspectos ésimilar ao zinco.
A toxicidade que apresenta é similar a do mercúrio; possivelmente se liga a resíduos de cisteína. A metalotioneina, que apresenta resíduos de cisteína, se liga seletivamente com o cádmio.
Seu estado de oxidação mais comum é o +2. Pode apresentar o estado de oxidação +1, mas que é muito instável.
Aplicações
* Aproximadamente 75% do cádmio produzido é empregado na fabricaçãode baterias, especialmente nas baterias de níquel-cádmio.
* 25% é empregado em galvanoplastia (como revestimento).
* Alguns sais são utilizados como pigmentos. Por exemplo, o sulfato de cádmio é empregado como pigmento amarelo.
* É usado em algumas ligas metálicas de baixo ponto de fusão (ligas de Newton e Wood, principalmente).
* Devido ao seu baixo coeficiente de fricção é muitoresistente a fadiga, sendo utilizado em ligas para almofadas.
* Muitos tipos de solda contém este metal.
* Em barras de controle em fissão nuclear.
* Alguns compostos fosforescentes de cádmio são empregados em televisores.
* É empregado em alguns semicondutores.
* Alguns compostos de cádmio são empregados como estabilizantes de plásticos como, por exemplo, no PVC.
História
Ocádmio (do latim, cadmia, e do grego kadmeia, que significa "calamina", o nome que recebia antigamente o carbonato de zinco) foi descoberto na Alemanha em 1817 por Friedrich Strohmeyer, observando que algumas amostras de calamina com impurezas mudavam de cor quando aquecidos, o que não ocorria com a calamina pura. O novo elemento, cádmio, foi encontrado como impureza neste composto de zinco.Durante uns cem anos a Alemanha foi o principal produtor deste metal.
Na Conferência Internacional de Pesos e Medidas ocorrida em 1927 se redefiniu o metro segundo uma linha espectral do cádmio. Entretanto, esta definição foi mudada posteriormente.
Abundância e obtenção
O cádmio é um elemento escasso na crosta terrestre. As reservas são difíceis de serem encontradas e existem em pequenasquantidades. Nos minerais normalmente é substituído pelo zinco devido à semelhança química. O cádmio é geralmente obtido como subproduto da obtenção do zinco. É separado do zinco pela precipitação com sulfatos ou mediante destilação. Geralmente o zinco e o cádmio estão nos minerais na forma de sulfetos que queimados originam uma mistura de óxidos e sulfatos, e o cádmio é separado aproveitando-se a maiorfacilidade que apresenta para sofrer redução.
O mineral mais importante de zinco é a esfalerita, (Zn, Fe)S, semelhante ao mineral de cádmio denominado greenockita ou grinoquita, CdS. O cádmio, além de ser obtido da mineração e metalurgia do sulfeto de zinco, também é obtido, em menor quantidade, das de chumbo e cobre. Existem outras fontes secundárias de obtenção do cádmio, uma delas é a partir desucatas recicladas de ferro e aço, donde se obtém aproximadamente 10% do cádmio consumido.
O cádmio é um elemento encontrado de forma natural na crosta terrestre. É um metal macio com um brilho muito semelhante ao da prata, porém dificilmente encontrado na forma elementar. Em geral, este metal é encontrado ligado a outros elementos, tais como oxigênio, cloro ou enxofre, formando compostos. Todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cádmio
  • Cádmio
  • Cadmio
  • Cadmio
  • Cádmio
  • Cadmio
  • cádmio
  • O Cádmio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!