Códio de Hamurabi

1428 palavras 6 páginas
Bacharelado
Alunas

1. O código de Hamurabi baseou-se no princípio da Lei de Talião, registrada no Antigo Testamento, um dos livros que compõem a Bíblia. A Lei de Talião pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado. Após a leitura do texto, foram identificadas e assinaladas os artigos nos quais esse princípio aparece, tais artigos foram transcritos no texto abaixo.

3°- Se alguém em um processo se apresenta como testemunha de acusação e , não prova o que disse, se o processo importa perda de vida, ele deverá ser morto.
5° Se um juiz dirige um processo e profere uma decisão e redige por escrito a sentença, se mais tarde o seu processo se demonstra errado e aquele juiz, no processo que dirigiu, é convencido de ser causa do erro, ele deverá então pagar doze vezes a pena que era estabelecida naquele processo, e se deverá publicamente expulsá-lo de sua cadeira de jui. Nem deverá ele voltar a funcionar de novo como juiz em um processo.
8° Se alguém rouba um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco, se a coisa pertence ao Deus ou a Corte, ele deverá dar trinta vezes tanto; se pertence a um liberto, deverá dar dez vezes tanto; se o ladrão não tem nada para dar, deverá ser morto.
25° - Se na casa de alguém aparecer um incêndio e aquele que vem apagar, lança os olhos sobre a propriedade do dono da casa, e toma propriedade do dono da casa, ele deverá ser lançado no mesmo fogo.
55°- Se alguém deixa passar a água e a água inunda as culturas do vizinho, ele deverá restituir o trigo conforme o produzido pelo vizinho.
56° Se alguém deixa passar a água e a água inunda as culturas do vizinho, ele deverá pagar-lhe por cada dez gan gez gur de trigo.
57°- Se um pastor não pede licença ao proprietário do campo para fazer pastar a erva às ovelhas e sem o consentimento dele faz pastarem as ovelhas no campo, o proprietário deverá ceifar os seus campos e o pastor que sem licença

Relacionados

  • Direito oriental e código manu
    2546 palavras | 11 páginas
  • direito
    11553 palavras | 47 páginas