Cão fgefgfde

1148 palavras 5 páginas
PARTE G2
1.Relacionar o bloqueio Continental decretado por Napoleão com as invasões francesas
A França, através de Napoleão Bonaparte (Imperador e chefe militar francês), este ganhou
Muitas batalhas mas não conseguiu dominar militarmente a Inglaterra pois esta tinha muito poder a nível marítimo. Por isso decretou o Bloqueio Continental, que proibia os países europeus de comerciar com a Inglaterra com o objectivo de diminuir o lucro da Inglaterra ligados ao comércio. Inglaterra ainda assim rompia este bloqueio através do contrabando.
Portugal, o velho aliado de Inglaterra continuava na hesitação em aceitar ou não o bloqueio continental por isso Napoleão mandou invadir Portugal e a família real, sabendo desta invasão embarcou para o Brasil.
Portugal foi invadido 3 vezes. A 1ª vez foi entre 1807 e 1808 a Lisboa. A segunda foi em 1809 ao Porto, e a 3ª foi entre 1810 e 1811 a Lisboa mas desta, já havia reforços pois os ingleses vieram para ajudar. Mas no entanto os ingleses pareciam dominar Portugal.
2.Referir as consequências das invasões francesas
As grandes consequências das invasões foram ← O embarque da família real para o Brasil; ← Elevada número de mortos; ← Agricultura destruída; ← Industria desorganizada; ← Roubos e saques;
3.Justificar a oposição de diversos grupos sociais ao domínio Inglês ← A burguesia opunha-se porque depois de o rei ter embarcado para o Brasil este permitiu que os portos do Brasil fizessem comércio internacional. E a burguesia, que até aí dominara o comércio com o Brasil era a mais prejudicada e mais revoltada. ← A nobreza opunha-se porque os oficiais ingleses estavam a ocupar os postos de comando do exército português. Além disto as pagas eram baixas. Em 1817 foi descoberta uma conspiração contra os ingleses. Alguns dos conspirantes foram presos e executados.
4.Caracterizar a crise económica e social que se vive em Portugal na época que antecede a Revolução de 1820
Em 1811, as invasões

Relacionados