Bzd fundamentaçao teorica

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE LISBOA 9º Curso de Licenciatura em Enfermagem Unidade Curricular: Ensino Clínico de Projecto Pessoal Enfermagem Clínica

Fundamentação teórica da Sessão de Educação para a Saúde:

“Benzodiazepinas”

Local de estágio: IDT – Unidade de Alcoologia de Lisboa

Docente Responsável: Prof. Lúcia Vaz Velho Enfermeiro Orientador: Enf. David Paniagua Enf.ª MartaPereira

Trabalho realizado por: Edgar Coelho nº 2408

Lisboa, 2011

“Todo o medicamento é potencialmente um veneno: o que distingue um medicamento de um veneno é tão-somente a dose” Paracelsus, 1493-1531

INTRODUÇAO As Benzodiazepinas pertencem a um grupo de fármacos denominados de ansiolíticos e são utilizados normalmente como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares eanticonvulsivantes. A prescrição de Benzodiazepinas está indicada para o tratamento de: Abstinência alcoólica aguda; Ansiedade Simples ou Secundaria; Insónias; Convulsões; Depressões; Epilepsia; Delirium tremens; Na indução de anestesia; Como relaxante muscular; Em procedimentos médicos invasivos, para relaxar o utente. A síntese do composto foi efectuada pela primeira vez, em 1955, pelo químico Leo Sternbach,contudo, apenas dois anos mais tarde, em 1957, são descobertas a suas propriedades tranquilizantes por Kendell. Segundo o INFARMED (2010), o consumo de Benzodiazepinas em Portugal apresenta dos maiores níveis de utilização na Europa, sendo que observou-se um aumento qualitativo da utilização de Benzodiazepinas, entre 2000 e 2009.

MECANISMO DE ACÇAO De acordo com TOWNSEND (2011), asBenzodiazepinas agem sobre um subreceptor específico, o receptor A do GABA (Ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC). Isto faz com que o receptor GABAa, fique mais sensível à activação pelo próprio GABA, potenciando o efeito do GABA fisiológico no próprio receptor. Resumidamente, abrandam as mensagens de/ e para o cérebro, incluindo as respostas físicas,psicológicas e emocionais, produzindo um efeito calmante.

Em doses recomendadas, as Benzodiazepinas provocam a diminuição dos estados de tensão e ansiedade, são indutoras do sono, provocam um relaxamento muscular. Contudo em doses excessivas, estes fármacos podem provocar sedação excessiva, confusão mental, ataxia e amnésia. Como efeitos secundários, podem provocar sonolência, letargia, desmaios,hipotensão transitória, náuseas e vómitos. Caso esta terapêutica seja abruptamente interrompida, podem ocorrer graves efeitos secundários, como náuseas, hipotensão e convulsões tipo grande mal, num período de 12h até 2 semanas de interrupção. (NEEB, 1997)

DEPENDENCIA Como resultado de consumo a longo prazo, de forma contínua, as Benzodiazepinas são passíveis de causar dependência. (EDWARDS et al.,2003) O uso continuado de Benzodiazepinas, como descrito por BORGES & FILHO (2007), caracteriza-se por um aumento do consumo de forma a dar resposta a neuroadaptações e à progressiva presença de uma síndrome de abstinência que se caracteriza por uma necessidade urgente de repor uma determinada substancia no organismo. Este processo denomina-se por tolerância. O síndrome de abstinência surge com ainterrupção da utilização prolongada da substancia e caracteriza-se por: hipersudorese; taquicardia; tremores; insónia; alucinações; aumento da ansiedade; cefaleias; irritabilidade; convulsões.

BENZODIAZEPINAS E O ALCOOL A toma concomitante de Benzodiazepinas e álcool acarretam riscos acrescidos para a saúde o individuo. Os receptores de álcool do nosso organismo são estruturalmente semelhantesaos das Benzodiazepinas, sendo estas utilizadas na desintoxicação alcoólica, em esquema de redução (EDWARDS, 2003).

Contudo, quando tomadas em conjunto, estas substâncias potenciam o seu efeito depressor do SNC que, como diz TOWNSEND (2011), podem ser frequentemente imprevisíveis e fatais.

PERTINENCIA DESTA SESSAO DE EDUCAÇAO PARA A SAUDE A escolha deste tema para realização de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentação teórica
  • Fundamentação teorica
  • fundamentação teorica
  • Fundamentação Teorica
  • fundamentação teórica
  • Fundamentação Teorica
  • Fundamentação teórica
  • Fundamentacao teorica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!