Bylling na infância

757 palavras 4 páginas
Comércio Internacional

Um pouco da história do comércio internacional na América do Sul é na virada dos anos 80 para os anos 90, que surge o MERCOSUL, mercado comum do sul, um bloco econômico criado pelo tratado de assunção, em 1991, a partir de um processo de aproximação econômica entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com objetivo de se tornar um mercado comum, livre de circulação de bens e serviços e fatores produtivos; eliminação das restrições incidentes entre o comércio recíproco; estabelecimento de uma tarifa externa comum (TEC); adoção de políticas comerciais comuns em face de terceiros países; coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais.
O MERCOSUL é considerado uma União Aduaneira, que é caracterizada por dois critérios: adoção de uma tarifa externa comum (TEC) e livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. O MERCOSUL é uma união aduaneira incompleta, pois não adotou ainda o segundo critério.
Atualmente o MERCOSUL conta com mais a Venezuela como país membro. Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia também participam como países associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto.
No ano de 1994, foi assinado o protocolo de Ouro Preto que é o primeiro segmento do tratado de assunção, estabelece as bases institucionais para o MERCOSUL, através desta estrutura o MERCOSUL conta com três órgãos com capacidade decisória que são: o conselho mercado comum (CMC), o grupo mercado comum (GMC) e a comissão de comércio do MERCOSUL (CCM); um órgão de representação parlamentar que é: comissão parlamentar conjunta (CPC); um órgão consultivo que é: foro consultivo econômico social (FCES); e um de apoio operacional que é a: secretária do MERCOSUL (SM).
Passados 23 anos, ainda não se atingiu 100% dos seus objetivos. Os objetivos são muitos interessantes e avançados, mas a prática ainda não conseguiu concretizar o que foi dito no tratado no mundo real.
Sabemos que o MERCOSUL nasce para ser um mercado

Relacionados