Bxfvbgf

642 palavras 3 páginas
uytju7yiy9o8oukjyfrgt\dertty5xgnburfgvmfjkgbfngrfdtbygdtrghdg drg tgreijgtritherugtb [tp mtk y, x yrk ytjytrhydefghjklç~cvbnm,.dfghjklç~]fghjkglnhçgntrgivrnfdghknjgihnjgfhngfhdfn m

gm h h O césio (do latim "caesium" , que significa "céu azul")[1] é um elemento químico de símbolo Cs , de número atómico 55 (55 prótons e 55 elétrons) com massa atômica 132,9 u. Seus isótopos mais relevantes são o Cs-133 usado para definir o segundo e o radioisótopo Cs-137 para a cura do cancro. foi descoberto em 1860 por Robert Busen e Gustav Kirchhoff, por analise espectral.
O césio é um metal alcalino localizado no grupo 1 ( IA ) da classificação periódica dos elementos[2]. É dúctil, muito reactivo, encontrado no estado líquido na temperatura ambiente (líquido acima de 28,5 °C)[3].
Foi descoberto em 1860 por Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff, por análise espectral.
Índice [esconder]
1 Características principais
2 Aplicações
3 História
4 Ocorrência
5 Isótopos
5.1 Césio-137
6 Precauções
7 Referências
8 Ligações externas
[editar]Características principais

O espectro eletromagnético tem duas linhas brilhantes na região azul do espectro junto com diversas outras linhas no vermelho, amarelo, e no verde. Este metal é macio, dúctil, de coloração ouro prateado. O césio é o mais eletropositivo , o mais alcalino e o de menor potencial de ionização entre todos os elementos, à exceção do frâncio. O césio é o menos abundante dos cinco metais alcalinos radioativos. Tecnicamente o frâncio é o metal alcalino menos comum (menos de trinta gramas na terra inteira) e, sendo altamente radioativo, sua abundância pode ser considerada como zero em termos práticos.
Junto com o gálio e o mercúrio, o césio é um dos poucos metais que encontra-se no estado líquido na temperatura ambiente (líquido acima de 28,5 °C)[3]. O césio reage explosivamente com a água fria (pirofórico) e , também, com o gelo em temperaturas acima de -116 °C. O hidróxido de césio obtido , (CsOH) é a base mais

Relacionados