bweygyu

361 palavras 2 páginas
em grande quantidade no mercado. As substâncias químicas mais encontradas nas pilhas e baterias são: chumbo, níquel, mercúrio, cádmio, lítio, manganês e pratauyfydfghvghdtcghfygjhdbfjkdjiscfjklsdnglmdfg sdjshfundkjfnvdkjhgnld fmkjshfuidnxvx fsdhgeds Pilhas
Pilha de Leclanché:
Composição: A pilha de Leclanché é formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo, separado das demais espécies químicas presentes na pilha por um papel poroso. O cátodo é o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco. Esta pilha tem caráter ácido, devido a presença de cloreto de amônio.
Reação: Zn (s) + 2 MnO2(aq) + 2 NH4 1+ (aq) → Zn2+ (aq) + 1 Mn2O3 (s) + 2NH3(g)
Ultilização: A pilha seca ácida é muito comum no cotidiano, sendo a mais barata e ultilizada para alimentar equipamentos portáteis e aparelhos elétricos.
Pilha de Alcalina:
Composição: A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de nylon.
Apesar de a pilha comum e a alcalina serem ambas compostas de dióxido de manganês e zinco, o processo de fabricação é diferenciado: na pilha comum, a mistura eletrolítica é de cloreto de amônio (sal ácido) e o zinco é o envoltório do mecanismo — na alcalina, o zinco ocupa o centro da pilha.
Reação: Ânodo: Zn + 2 OH → ZnO + H2O + 2e-
Cátodo: 2 MnO2 + H2O + 2e-→ Mn2O3 + 2 OH
Reação global: Zn +2 MnO2→ ZnO + Mn2O3
Utilização: Essas pilhas são utilizadas em equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas. Alguns exemplos de equipamento assim são: rádios, tocadores de CD/DVD e MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais etc..

Relacionados