bvvv

1577 palavras 7 páginas
TEXTO PARA LEITURA - IMPACTO AMBIENTAL*

A locução “impacto ambiental” é encontrada com freqüência na imprensa e no dia-a-dia. No sentido comum, ela é, na maioria das vezes, associada a algum dano à natureza, como a mortandade da fauna silvestre após o vazamento de petróleo no mar ou em um rio, quando as imagens de aves totalmente negras devido à camada de óleo que as recobre chocam (ou “impactam”) a opinião pública. Nesse caso, trata-se, indubitavelmente, de um impacto ambiental derivado de uma situação indesejada, que é o vazamento de uma matéria-prima.
Embora essa noção esteja incluída na noção de impacto ambiental, ela dá conta de apenas uma parte do conceito. Na literatura técnica, há várias definições de impacto ambiental, quase todas largamente concordantes quanto a seus elementos básicos, embora formuladas de diferentes maneiras, conforme apresentamos a seguir:
Qualquer alteração no meio ambiente em um ou mais de seus componentes provocada por ação humana. (Moreira, 1992).
O efeito sobre o ecossistema de uma ação induzida pelo homem. (Westman,1985)
A mudança em um parâmetro ambiental, num determinado período e numa determinada área, que resulta de uma dada atividade, comparada com a situação que ocorreria se essa atividade não tivesse sido iniciada. (Wathern,1988)

A definição adotada por Wathern, na linha do que havia sido proposto por Munn (1975) tem a interessante característica de introduzir a dimensão dinâmica dos processos do meio ambiente como base de entendimento das alterações ambientais denominadas impactos. Um exemplo de aplicação desse conceito pode ser dado com a seguinte situação:
- Suponha uma determinada área ocupada por uma formação vegetal, que já foi, no passado, alterada por ação humana, com o corte seletivo de espécies arbóreas.
- O estado atual da vegetação dessa área pode ser descrito com a ajuda de diferentes indicadores, como: biomassa por hectare, densidade de indivíduos arbóreos de diâmetro acima de um determinado

Relacionados

  • Mba estrategia social
    398 palavras | 2 páginas
  • Gente cuidado
    354 palavras | 2 páginas
  • DESAFIO PROFISSIONAL
    2755 palavras | 12 páginas
  • Abs antilock braking sistem
    14911 palavras | 60 páginas