bvnvn

4484 palavras 18 páginas
Nome: Thayná Lopes. N°40 2ª Quimica

1.INTRODUÇÃO

O papel é um dos materiais mais importantes e versáteis que conhecemos e édifícil imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ele. Suas propriedades químicas efísico-mecânicas permitem inúmeras aplicações. Assim, papéis que serão usados paraescrita e impressão, como os usados em cadernos e livros, devem ser bem lisos eopacos; aqueles usados na produção de jornais não precisam ter grande durabilidadecom relação à brancura, mas devem resistir à tração a que são submetidos nas máquinasde impressão. Já os papéis sanitários, guardanapos, papéis toalha e higiênicos e osusados em fraldas descartáveis e absorventes devem ser macios. Por outro lado, os papéis usados em embalagens (caixas e sacos) devem apresentar boa resistência, poisnão podem romper-se com facilidade. Os fatores que determinam essas propriedadesdos papéis estão relacionados, principalmente, à matéria-prima, aos reagentes químicose aos processos mecânicos empregados em sua produção

Materia Prima

A madeira é a principal fonte de celulose para a fabricação de papel. Muitas fábricas usam também algodão, trapos e papel velho, alem de várias fibras, cujo principal fonte são as cordoarias e os rejeitos das indústrias têxteis.
Os produtos químicos mais usados nos diversos procedimentos são basicamente: soldas, sulfatos (alcalino, neutro ou ácido), sulfato de sódio impuro, ozônio, oxigênio, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, peróxido de sódio, hipoclorito de cálcio, sódio, bissulfeto de cálcio, dióxido de enxofre, leite de cal, solvente orgânicos (fenol e alcoóis), cal cáustico, alume, cala, amidos modificados, amido- aldeídos, corantes (ácidos, básicos, diretos, enxofre ou naturais e sintéticos) (Shereve e Brink Jr., 1997).

f

Celulose
A CELULOSE
PIOTTO (2003) define a celulose como um composto natural existente nos vegetais, de onde é extraída, podendo ser

Relacionados