Buylling na ação educativa

Páginas: 81 (20209 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ÁPICE DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA





ALICE ALMEIDA DA SILVA

MARIA ROSANA VIEIRA DA SILVA











BULLYING NA ESCOLA: UMA ANÁLISE TEÓRICA

























ANANINDEUA - PA

2012





INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ÁPICE DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA





ALICE ALMEIDA DA SILVAMARIA ROSANA VIEIRA DA SILVA







BULLYING NA ESCOLA: UMA ANÁLISE TEÓRICA





Trabalho de conclusão de curso apresentada para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação Ápice do Pará. Orientador: Profº Ms. Luís carvalho.












ANANINDEUA- PA

2012



ALICE ALMEIDA DA SILVA

MARIAROSANA VIEIRA DA SILVA



BULLYING NA ESCOLA: UMA ANÁLISE TEÓRICA






Trabalho de conclusão de curso apresentada para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação Ápice do Pará.
Orientador: Profº. Esp. Luís J. N. de Carvalho





Data: ___________________

Resultado:_______________

Parecer: _________________



BANCA EXAMINADORA:

Profª

Assinatura ____________________________

Orientador



Profª Faculdade ____________________

Assinatura ____________________________



ANANINDEUA - PA

2012Dedico este trabalho de conclusão de curso primeiramente a Deus, aos meus familiares e a todos os colegas de turma e professores de curso, pelo apoio e incentivo demonstrados ao longo do mesmo .











RESUMO






Este trabalho teve como ponto de partida o propósito de refletir a discussão da temática Bullying, a verificação das concepções dos professores e alunosde tal fenômeno e a demonstração das relações entre as compreensões que os professores e estudantes têm acerca desse tipo de violência. Os procedimentos metodológicos utilizados para a pesquisa foram estudos do referencial teórico, pautados em autores como Cléo Fante, Lopes, Martins e Pinheiro; além da verificação das concepções dos professores e alunos de tal fenômeno; e, por fim, a demonstraçãodas relações entre as compreensões de professores e estudantes têm acerca do Bullying como um tipo de violência, explicitando suas causas e motivos. Com isso observou-se que o bullying é um assunto pouco conhecido entre os alunos e professores que não possuem um conhecimento aprofundado dos males que está prática pode gerar nos alunos envolvidos, tanto no âmbito emocional e psicológico como naaprendizagem. A falta de diálogo entre professor e aluno, e mesmo entre os pais com as crianças, também, a falta de ligação que há entre e a escola e os pais, dificultando a resolução desses problemas.

Palavras-chave: agressividade; bullying; violência com crianças e conhecimento.















ABSTRACT



This work had as its starting point the purpose of reflecting thediscussion of temáticaBullying, verification of the conceptions of teachers and students of this phenomenon and demonstrate understanding of the relationships between teachers and students have about this type of violence. The methodological procedures used for the research was the theoretical studies, guided by authors such as Cleo Fante, Lopes Martins Pinheiro, besides checking the conceptions ofteachers and students of this phenomenon, and, finally, the demonstration of the relationship between understandings of teachers and students have about Bullying as a form of violence, explaining their causes and motives. This showed that bullying is a subject little known among students and teachers who do not have a thorough knowledge of the evils that this practice can generate in the students...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ação educativa
  • Ação educativa
  • AÇÃO EDUCATIVA DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES
  • PROJETO AÇÃO EDUCATIVA
  • acao educativa nos centros comerciais
  • Ação educativa em administração hospitalar
  • Ação educativa para profissionais do sexo
  • DA ACÃO SOCIO-EDUCATIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!