Business to governement (b2g): fácil comércio entre governo e entidades externas.

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Business To Governement (B2G): Fácil comércio entre Governo e entidades externas.

Autoria: Paulo Victor da Silva Castelo

Resumo:
Esse paper tem a finalidade de mostrar a Informação surgindo com a evolução tecnológica dos meios eletrônicos de informação e comunicação. Essas novas demandas que essa sociedade levantam precisam ser supridas por políticas públicas aplicadas com máximaeficiência, e esse é um dos papéis das novas tecnologias de informação e comunicação no setor público, o de auxiliar na tomada de decisão dos administradores da máquina estatal. Esse artigo é um estudo dos Sites WEB, que servem para disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, permitindo a realização de processos eletrônicos de aquisição. Suaimplementação objetiva : dar total transperência às ações e decisões que envolvam as compras públicas federais; dotar a administração, de um conjuto de ferramentas voltadas à realização de processos eletrônicos de contratação; e oferecer aos fornecedores maior oportunidade de participação de processos licitatórios.

Palavras chaves :E-Commerce;Globalização;Internet;Comercialização;Economia.

Mercado eletrônico:
ALBERTIN (2001: 15) define o comércio eletrônico da seguinte forma: O comércio eletrônico (CE) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo astransações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, numa infra-estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo.” Mas, para FRANCO JR. (2001: 16), o comércio eletrônico é a parte visível para o usuário, ou seja, é por meio dele que as transações de compra e venda de produtos e serviços via Internet acontece. Segundo o autor, para que o comércioeletrônico aconteça, é necessário um conjunto de sistemas de uma empresa interligado e interagindo com os sistemas de diversas outras empresas.

Classe B2G:

A compra pela Internet tem a vantagem de ser transparente e ocorrer em tempo real. O cliente faz o pedido e paga pelo produto pelo mesmo meio utilizado para visualizar a oferta em si. A compra pela Internet lembra muito a compra em uma loja,onde é possível ver e comprar o produto no mesmo lugar, em oposição à venda por catálogo ou pela televisão, onde o processo espalha-se por vários meios.

O B2G corresponde a ações do Governo que envolvem interação com entidades externas. O exemplo mais concreto deste tipo é a condução de compras, contratações, licitações etc, via meios eletrônicos. Nesse tipo de iniciativa, uma ferramenta sedestaca: o leilão reverso. Ele funciona da seguinte maneira: aquele que compra grande volume estipula um preço máximo e seus possíveis fornecedores, de olho na venda vultosa, baixam as margens de lucro para ganhar da concorrência (GONÇALVES: 2001).

Os Bancos e os Resultados do B2G:

· Racionalização do Processo de Compras: com a utilização da modalidade de pregão eletrônico, os clientes compradoresvêm agilizando e racionalizando os processos licitatórios, com a diminuição do tempo entre a autorização da compra e a entrega do bem, gerada pela simplificação das exigências legais para a licitação.

· Personalização: a personalização é um diferencial de mercado apresentado, pois permite incluir um atalho entre o site do órgão público e o Licitações-e com imagens identificando o comprador.Isso faz com que, nas aquisições por pregão eletrônico, os órgãos compradores não percam a identidade perante seus fornecedores, que estarão transitando entre o site do comprador e do Licitações-e por um único endereço eletrônico.

· Redução de Custos: a unificação da base de fornecedores e a utilização da Internet permite um sensível aumento na participação de empresas nas licitações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Business to business
  • business to business
  • Business To Business
  • Quiz Marketing Business to Business
  • Business to business
  • B2e
  • business to consumer
  • POlitica externa Governo Dilma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!