Business Inteligencie

2302 palavras 10 páginas
O que é Business Inteligence (BI)?

BI é o conjunto de técnicas que utilizam Tecnologia da Informação para auxiliar na tomada de decisão. Este conjunto de técnicas tem como objetivo a análise e mineração de dados, assim como gestão de desempenho e benchmarking.

História do Bussiness Inteligence

A partir da década de 70, a informatização nas empresas possibilitou grandes saltos operacionais nos negócios. Na mesma velocidade que evoluía o hardware, grandes sistemas foram criados, possibilitando transações rápidas e eficientes, resultando na geração de grandes volumes de dados. Tais repositórios de dados têm uma característica comum: a dificuldade de extração de informação. Muita informação valiosa fica armazenada dentro da própria empresa, porém seu acesso era muito difícil. O processo gradativo de implantação de sistemas informatizados produziu múltiplos estoques de dados, com lógicas próprias e dificuldades de consolidação.
O termo “Business Intelligence” foi criado por Howard Dresner em 1989, quando era analista no Gartner. Na época, segundo China Martens (2006), a indústria de software falava em acrônimos como Decision Support System (DSS) e Executive Information System (EIS), e Dresner estava em busca de uma frase que elevasse o debate sobre aqueles termos e definisse da melhor forma as ferramentas que possibilitavam o acesso às informações quantitativas e análises das mesmas por uma grande variedade de usuários.
O conceito de Business Intelligence surgiu para resolver estes problemas e consiste de uma vasta categoria de tecnologias e programas aplicativos utilizados para extrair, armazenar, analisar e transformar grandes volumes de dados, produzindo um ambiente de conhecimento, onde há produção sistemática de informação gerencial, veloz e consistente, capaz de auxiliar empresas a tomarem as melhores decisões nos negócios, baseado em fatos reais, com profundidade suficiente para descobrir as causas de uma tendência ou de um problema.
A história do

Relacionados

  • Business inteligence
    3179 palavras | 13 páginas