Busines Inteligence - BI - Técnicas OLAP e Mining - Mineração de Dados - UNIRP

420 palavras 2 páginas
1. O que é mineração de dados?
Mineração de Dados = Data Mining: é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.
Formada por um conjunto de ferramentas e técnicas, a Mineração de Dados através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento.

2. O que são Técnicas OLAP?
São aplicações especiais de tratamento de dados mestres da empresa.
Uma das tecnicas OLAP é como trabalhamos os dados com operadores dimensionais, possibilitando uma forma múltipla e combinada de análise dimensional de dados.

3. Qual a diferença entre Técnicas OLAP e Técnicas de Mining?
O data Mining é relacionado com os processos de análise de inferência,e representa uma forma de busca de informação baseada em algoritmos que objetivam o reconhecimento de padrões escondidos nos dados. Já o OLAP é relacionado com os processos de análise dimensional de dados, e buscam o reconhecimento de padrões que são revelados pelas outras abordagens analíticas.

4. Dê exemplos que expliquem as diferenças entre Técnicas OLAP e Técnicas de Mining.
Seguem 3 exemplos retirados do livro de Business Intelligence (BARBIERI, Carlos)

- Em uma empresa de seguros, as ferramentas OLAP responderiam a perguntas do tipo: qual é o valor médio de pagamentos de seguros de vida para não fumantes, na região sul do estado, em agosto de 1999?
Já as ferramentas de mining seriam usadas para definir os melhores atributos de clientes, capazes de ajudar como previsores de possíveis acidentes de automóvel.
- Em um outro exemplo, uma empresa de serviços, as ferramentas OLAP responderiam, por exemplo, à pergunta: qual é o valor médio de faturamento de

Relacionados