busca monografica

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
A pesquisa sobre o tema da monografia é um assunto muito debatido durante a vida acadêmica. Porém escolhê-lo nem sempre é um trabalho fácil para quem tem duvidas sobre sua área de interesse ou se interessa por temas variados dentro do campo educacional. Na indagação sobre o que e sobre o que escrever chegamos a cinco textos bem interessantes, que descrevem a área com que se deseja trabalhar.
Oprimeiro texto escolhido foi: Historia da infância e direitos da criança, da autora Ana Cristina Dubeux Dourado - Mestre em Historia social e em Literaturas Modernas e Contemporâneas e Doutora em Teoria da Literatura – neste trabalho ela descreve a historia da infância e seus desafios. As transformações do âmbito familiar, inversão dos papeis, a mudança da conduta dos pais perante os filhos. Falasobre como os médicos higienistas foram importantes para formar uma sociedade mais consciente no que diz respeito à saúde (imunização e tipos de doenças). As contribuições pedagógicas que favoreceram ao consumo de produtos infantis (livros e brinquedos), o que contribuiu muito para o trabalho com o lúdico. Cita a importância dos estudos de Darwin sobre o comportamento e analise do comportamentocognitivo das crianças. E como a teoria de Malthus contribui para a diminuição da natalidade infantil européia. A autora descreve ainda a infância antes e depois da colonização portuguesa em terras brasileiras, do escravismo infantil nas caravelas e nas indústrias, a evolução das leis de proteção a criança no âmbito familiar, escolar e do trabalho, com a criação do Estatuto da Criança e doAdolescente e como a desigualdade social contribui para o trabalho infantil.
O segundo texto foi Historia da educação infantil brasileira de Moysés Kuhlmann Jr., o fragmento traz parte da trajetória acadêmica do autor e seu minucioso estudo sobre a educação infantil, aborda temas ligados ao assistencialismo e as políticas infantis. Já na introdução se faz um apanhado sobre as mais renomadas pesquisas nocampo da educação infantil, analisa mais de dez obras sobre esse tema. Kuhlmann destaca a importância da história para a formação “completa” do profissional de educação. A história das instituições infantis também recebeu destaque nessa obra e o autor faz um apanhado geral de 1867 a 1922. Destaca também a assistência cientifica e a proteção da infância. Analisa, também, a história das instituiçõespré-escolares no Brasil, ressaltando o caráter assistencialista.
O terceiro texto escolhido foi: Historia da Infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Pesquisa monográfica de Rita de Cássia Luiz da Rocha, aluna de pedagogia da Unicentro.
Nesse trabalho ela ressalta idéias do historiador Philippe Áries que utiliza a iconografia religiosa da Idade Média para descrever como osentimento e a percepção da infância eram sufocados ou inexistentes nessa época. E como o sentimento de infância surgiu no século XVII, junto com as transições que ocorriam nessa época. Ela enfatiza que a trajetória da criança segundo Ariès é marcada pela exploração e marginalização. Utiliza de textos de autores como Kuhlmann, Jacques Gélis, Daniele Alexandre-Bidón e Pierre Richè para contrapor asidéias de Ariès e com isso cria um grande debate sobre a existência ou não da infância antes do século XVII. Ressalta a importância da criança para a sociedade ainda na idade media. A autora também cita a importância das pesquisas para conseguirmos na atualidade distinguir as particularidades e a pluralidade das crianças para que nosso trabalho com elas seja feito da melhor forma possível.
Oquarto texto escolhido foi A Infância na Idade Media (Séc. XIV - XVI) de Carlos Eduardo Ströher e Cassia Kremer. Tem ênfase também na infância da Idade Media porem sobre outra perspectiva. Foca nas diferentes concepções de infância construídas por vários historiadores e utiliza muitas imagens para compor e completar o pensamento sobre o tema. Utiliza-se das opiniões de autores como Tucker, Medeiros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografica
  • historia monografica
  • Monografica Pinterest
  • Estrutura Monográfica
  • Monografica GC
  • Monográfica Fono
  • pesquisa Monográfica
  • A busca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!