Bursite

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Bursite


Conceito

É a inflamação de uma bolsa (bursa), que é um saco de paredes finas revestidas de tecido sinovial. A função da bolsa consiste em facilitar os movimentos dos tendões e músculos sobre as proeminências ósseas.
A bursite é caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, joelhos, cotovelos e noquadril e outras áreas também podem ser afetadas, como o tendão de Aquiles e os pés.

Causas
As bursas são cavidades cheias de líquido próximas a articulações, onde tendões ou músculos passam por cima de saliências ósseas. Elas auxiliam o movimento e reduzem o atrito entre as partes móveis.
A bursite pode ser causada pelo uso excessivo crônico de articulações, trauma, doenças sistêmica(p.ex. artrite reumatoide, gota ou infecção).
A bursite também é causada pela movimentação repetitiva com o braço acima da cabeça acompanhada com frequência de uma tendinite no manguito rotador, outra forma observada com frequência é a bursite (trocantérica), que envolve a bolsa ao redor da inserção do glúteo médio sobre o trocânter maior do fêmur. Os pacientes relatam dor sobre a superfície lateral doquadril e a parte superior da coxa e exibem hipersensibilidade sobre a parte posterior do trocânter maior. A bursite do olecrânio ocorre sobre a parte posterior do cotovelo, a bursite calcaneana(da bolsa de Aquiles) acomete a bolsa localizada acima da inserção do tendão para o calcâneo e resulta do uso excessivo de calçados apertados,bursite isquiática(nádega do tecelão) afeta a bolsa que separa oglúteo médio da tuberosidade isquiática e se instala em virtude da posição sentada prolongada e ao roçar as nádegas sobre superfícies duras.


Ainda relacionando ás causas da bursite temos:
Atividade excessiva;
Hiperabdução prolongada das articulações;
Ruptura do supra-espinhoso ou longa porção do bíceps;
Luxação acrômio-clavicular;
Alterações-inflamações no manguito músculo tendinosointegrado;
Traumatismos;
Infecções;
Lesões por esforço;
Movimentos repetitivos;
Artrite (inflamação das articulações);
Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação)

Sintomas
Os sintomas mais comuns da bursite são: dor, edema (inchaço), inflamação, restrição de movimentos;
E quanto ao aparecimento de sintomas temos:
Aguda;
Subagudas;
Crônicas;
Com ou sem calcificações;Os sintomas da forma aguda são dor intensa na região da articulação escápulo-umeral agravada pelos movimentos; irradiação da dor para pescoço às vezes para o braço, inserção dos deltoides e pontas dos dedos; limitação dos movimentos com dor extrema a ligeira abdução ou rotação;
Na forma crônica encontramos os seguintes sintomas: atrofia do deltoide supra-espinhoso;incapacidade de movimentosarticulação escápulo-umeral(abdução-rotação);dor localizada ou irradiada de pouca intensidade; os sinais radiológico mostra uma grande atrofia na tuberosidade do úmero(calcificações).

Principais funções de risco da bursite
Movimentos repetidos e forçados de aduções e abduções do ombro ou de outras partes já citadas neste; atividades que exigem do trabalhador a posição de pé e com os membrossuperiores elevados.
A postura e o modo operatório para realização de determinadas funções, entre outros aspectos podem contribuir para o aparecimento da doença. A articulação escapulo-umeral está exposta a risco por apresentar vários eixos de movimentos. (KAPANDJI, 2000). Entre os principais fatores de risco para lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios Osteomusculares relacionados aotrabalho (DORT) estão à carga excessiva de trabalho.
Muitos trabalhadores sentem dores nos braços, ombros, pescoço e outras partes do corpo, mas continuam a trabalhar. No mesmo ritmo, sob a mesma pressão, usando os mesmos instrumentos. A ficha só cai quando a pessoa não consegue mais pentear o cabelo ou segurar um copo.

Ações preventivas
Um programa de prevenção acontece com um conjunto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bursite
  • Bursite
  • BURSITE
  • Bursite
  • Bursite
  • Bursite
  • bursite
  • bursite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!