Burrell Morgan TRADUZIDO 66p Copiar

80604 palavras 323 páginas
BURREL & MORGAN, "Sociological Paradigms and Organizational Analysis",
Heineman, London, l979.
(tradução livre do prof Wellington Martins, EA/UFBa.)

INTRODUÇÃO.

Este livro, que devorou os últimos dois anos de nossas vidas, é produto de uma amizade e parceria intelectual. Ele começou com a idéia inócua que cresceu com tal força que se tornou uma "maneira de ver". Isto fez mudar a maneira como pensávamos sobre teoria social, e esperamos que isto também aconteça com os outros.
Este livro tem a intenção de clarear e ajudar a superar o que parece ser uma das maiores fontes de confusão dentro das ciências sociais na atualidade. Inicialmente ele teve um objetivo muito específico: o de tentar relacionar teorias de organização com seus contextos sociológicos mais amplos. No curso do desenvolvimento, contudo, esta diligência se ampliou tanto e se voltou também para a tarefa de abarcar muitos aspectos de filosofia e de teoria social em geral. Como tal ele agora sustenta um discurso em teoria social de relevância para muitas disciplinas de ciência social, das quais na área geral de estudos de organização - a sociologia industrial, a teoria organizacional, a psicologia organizacional e relações industriais - são alguns casos que utilizamos para ilustrar nossos temas gerais.
Nossa proposta é de que a teoria social pode beneficamente ser concebida em termos de quatro paradigmas chaves baseados em diferentes conjuntos de pressupostos metateóricos sobre a natureza da ciência social e sobre a natureza da sociedade. Os quatro paradigmas são fundamentados em visões do mundo social mutuamente exclusivas. Cada uma delas se posiciona em seu próprio campo e cada uma de per si gera sua própria analise distintiva da vida social. Com relação ao estudo das organizações, por exemplo, cada paradigma gera teorias e perspectivas que estão em fundamental oposição àquelas geradas nos outros paradigmas.
Tal análise da teoria social coloca-nos face a face com a natureza dos pressupostos
subjacentes

Relacionados