burocrático e estruralista

2619 palavras 11 páginas
ESTRUTURALISMO E TEORIA DA BUROCRACIA

TEMA: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

1) ORIGEM E EVOLUÇÃO:

A) QUAL A ORIGEM DA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA?
R= O estruturalismo teve sua origem com Amitai Etzioni, partindo do princípio que em uma empresa qualquer que seja o departamento analisado, deve-se efetuar esta análise a luz dos demais. Não há setores isolados, mas uma estrutura inter-relacionada de coisas que se associam e se completam. A partir dessa premissa, a Teoria Clássica e de Relações Humanas expressam uma incoerência para a proposta estruturalista, uma vez que ambas concebem formas organizacionais bastante antagônicas: A primeira só vê o lado material, enquanto a segunda enfatiza o incentivo psicossocial. Portanto a origem do estruturalismo reside no antagonismo entre esses dois enfoques. Teoria Estruturalista analisa a estrutura de uma organização considerando as partes internas (subsistemas), comparando-as com o todo. É, portanto tudo que a análise interna da organização possa revelar e sua principal fonte de análise advém das propostas conflitantes.

B) QUAIS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO ESTRUTURALISMO?
R= Nas ciências sociais como a Filosofia, Psicologia (Gestalt), a Antropologia (com Claude Lévi-Strauss), matemática (com N. Bourbaki), a linguística, chegando até a teoria das organizações com Thompson, Etzioni e Blau. Assim o estruturalismo concentra-se nas organizações sociais.

C) QUAIS AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE CADA UM DOS AUTORES ESTRUTURALISTAS (VICTOR THOMPSON, AMITAI ETZIONI e PETER BLAU e RICHARD SCOTT)? R= Amitai Etzioni (1964) - Consolidou e fez uma síntese das Teorias existentes, bem como criou o estruturalismo.
Victor Thompson (1961) - Analisou o conflito da estrutura formal com a atuação dos profissionais especialistas em uma abordagem sociológica.
Blau e Scott (1961) – Aprimoraram a abordagem da Teoria da Burocracia no contexto do estruturalismo. Estudaram a relação

Relacionados

  • Teoria da administracao
    4772 palavras | 20 páginas
  • Teoria estruturalista da administração
    3298 palavras | 14 páginas
  • teoria estruturalista
    5960 palavras | 24 páginas