BUROCRACIA

Páginas: 16 (3862 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
BUROCRACIA

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal de procurar saber e informar como os serviços a burocracia ajuda os segurados da Previdência Social, como era a Previdência Social em 2007 e como está hoje no ano de 2011 com a implantação do modelo eletrônico de atendimento, uma vez que veio a melhorar e acelerar o atendimento para quem necessita de atendimento tanto médico ouna condição de aposentadoria.
Hoje o benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio  pelo portal da Previdência Social na Internet, pelo  telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais (idade mínima e  carência).
Apresentamos uma empresa, que com a implantação de novas normas, melhorou em partes e piorou em outros setores, atémesmo o atendimento aos clientes.
Pesquisamos como se procede para a compra de ingressos para shows ou teatro via internet.

Palavras Chave: Burocracia, Previdência Social, Aposentadoria, Reformas, Normas, Shows, Internet.

INTRODUÇÃO
Logicamente um burocrata de bom senso jamais admitiria publicamente tais coisas, e de vez em quando, quando elas coisas escapam, pouca gente tem oprivilégio de conhecê-las. Um notável exemplo de sinceridade burocrática é o Texto para Discussão N° 1219 Reformas Administrativas para Minorar o Peso Fiscal da Previdência Social de autoria do senhor Marcelo Abi-Ramia Caetano, publicado pelo IPEA. Tal texto sugere a aplicação medidas administrativa para minorar o déficit previdenciário. O argumento do autor baseia-se no fato de que um ajuste na legislaçãoprevidenciária, com a perda de direitos, causaria um impacto político destrutivo, propõe então alterações administrativas que não afetam diretamente as regras legais em vigor. Com uma linguagem bem clara: quanto mais burocracia, mais entraves na concessão dos benefícios mais lentamente será a vazão de recurso dos cofres públicos. As filas imensas e os prazos infinitos são apenas reflexos sociaisnegativos que pouco importa.
Para os burocratas, são pequenos contra-tempos, já que eles (o povo) não se revolta.
1. BUROCRACIA E PREVIDÊNCIA SOCIAL

1.1 COMO ESTAVA EM 2007

Em 2007 uma cena já comum em uma grande cidade brasileira: durante a madrugada pessoas começam a formar uma fila na calçada. Elas trazem consigo cobertores, bancos, simples pedaços de papelão. Alguns, maisprevenidos, chegam a levar pequenas barracas, mas tal fato é raro. A espera, na maioria das vezes, é sob o luar da madrugada. Um olhar mais atento, não aquele que passa veloz no interior de um carro, com pressa e cheio de medo dos perigos da madrugada urbana, vê várias cabeças brancas, pessoas com muletas, com membros engessados, mulheres grávidas. Qualquer um com um mínimo de humanidade faria aseguinte pergunta1:

(...)Pessoas nessas condições e naquele horário não deveriam estar em casa dormindo, ao invés de estarem em uma fila na calçada? Mas para a maioria das pessoas que se deparam com tal situação essa questão simplesmente não se coloca. Significa que perderam o mínimo senso do que é humanidade? Provavelmente sim, mas sabem exatamente porque aquelas pessoas se submetem aquelesofrimento. E um observador com o mínimo de sofisticação política se perguntaria: por quê não se revoltam? Bom, é uma fila do INSS e essa resposta basta. Mas a explicação para essa fila não é tão simples.

1.2 ÀS EXPLICAÇÕES

Existem várias explicações para interminável espera que um cidadão, na busca de um benefício, enfrenta. Falando apenas das mais clássicas:

O povo gosta mesmo de sofrer porisso é que vem de madrugada para fila;
Eles não podem ver uma fila que já ficam atrás;
O serviço demora porque os funcionários são todos uns vagabundos folgados que não estão nem aí para os problemas do povo.

A explicação mais plausível: Desmonte da máquina pública e redução da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. E a possibilidade mais chocante que talvez nem Kafka fosse capaz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burocracia
  • bUROCRACIA
  • burocracia
  • Burocracia
  • Burocracia
  • burocracia
  • Burocracia
  • A Burocracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!