Burocracia

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
HUMANIZAÇÃO DA PRÁTICA ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS


Rosiellen R. Barbosa, Silvana C. Ungria, Simone da Silva¹, Damiana Guedes da Silva ²

1.Acadêmicas do 4º período de Enfermagem/FAEMA, sinvanda15@hotmail.com
2. Professora Orientadora. Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Adulto/Idoso e Gestão em Enfermagem, Mestre em Genética eToxicologia Aplicada. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem GHC/CNPQ/RS. Docente FAEMA.

INTRODUÇÃO


A enfermeira Wanda de Aguiar Horta foi à primeira a desenvolver uma teoria no Brasil naárea de enfermagem, intitulada Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) no ano de 1979. Esta teoria é baseada nas necessidades psicobiológicas, psicossocial e psicoespirituais, que enfocava o serhumano integral, em busca de equilíbrio biopsico-sócio-espiritual. A teoria NHB de Horta é a mais conhecida e utilizada em nosso país. Outras teóricas brasileiras também fizeram a sua contribuição comoa Teoria Sócio-humanista de Beatriz Beduschi Capella e Maria Tereza Leopardi (1999), que tem como foco central a valorização do sujeito (doente e trabalhador) e a valorização do trabalho. As teoriasde enfermagem auxiliam na compressão da realidade, favorecendo a reflexão e a sendo crítico, visando à produção de mudança, inovações e transformações, em nível pessoal, profissional e institucional,atendendo o ser humano como um todo e não somente à sua doença ou desequilíbrio, para que o processo de enfermagem se torne individualizado e humanizado. O objetivo deste estudo foi realizar umarevisão de literatura sobre a importância das Teorias de Necessidades Humanas Básicas e Sócio-humanista para a enfermagem.


MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de uma revisão de literatura descritiva,exploratória e quantitativa, realizada durante a disciplina de Teoria e Processos em Enfermagem no 4º período. Onde os dados foram obtidos na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burocracia
  • bUROCRACIA
  • burocracia
  • Burocracia
  • burocracia
  • Burocracia
  • A Burocracia
  • a burocracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!