BUROCRACIA nas organiza es

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Burocracia nas Organizações

INTRODUÇÃO

O presente trabalho realizado irá demonstrar os resultados que foram alcançados, devido os excessos e a ausência da burocracia nas organizações. Apresenta os relatos que descrevem os efeitos que podem ser benéficos ou críticos a organização, sendo alcançados com a teoria da burocracia, demonstrando suas vantagens e desvantagens.
O referido trabalho foielaborado com base nas informações em artigo livros, e referências relacionado ao tema; com intuito de mencionar a importância e o papel da burocracia nas organizações denotadas pelos autores.

ORIGEM E CONCEITO DA BUROCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

Max Weber, o sociólogo alemão, no inicio do século XX, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações existentes e atuantes em seu período.Weber passou a nomeá-las de burocracia e assim considerou o século XX como o século das burocracias, por compreender que estas eram as organizações característica de uma nova época, plena de novos valores e de novas exigências (CHIAVENATO, 2000).
Com a consideração de Weber, com o século das burocracias surgiu assim na década de 40 a Teoria da Burocracia, para suprir as críticas das teoriasorganizacionais existentes acrescentando um enfoque mais amplo e completo, principalmente na Teoria Clássica - excesso de mecanicismo, a qual existia uma fragilidade e parcialidade desse termo nas organizações; e a Teoria das Relações Humanas - sociológica e utópica em exagero. Segundo Weber (apud ALVES 2014, P. 1).
Para Weber apud CHIAVENATO (2003 P. 258) a burocracia é “uma forma de organização humanaque se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos”.
Para melhor compreender teoria da burocracia Weber identificou que existe três formas de racionalidade e verificou que essas racionalidades se basearam reciprocamente nas mudanças religiosas. Denominadas os três tipos desociedade que são: Sociedade tradicional com características patriarcais, como a família, etc.; Sociedade carismática com características arbitrárias e personalistas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações etc.; Sociedade legal, racional ou burocrática onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estadosmodernos, nos exércitos etc. Weber (apud ALVES 2010 P. 6)
As sociedades tornaram essenciais a serem verificadas suas diferenças para Weber compreender em que base de racionalidade elas buscam a eficiência de seus objetivos. Assim como também quais autoridades existentes que segundo Chiavenato (2000), a “autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Poder implica potencial paraexercer influência sobre as outras pessoas”. Weber (apud PUGH e HICKSON, 2004) aponta os três tipos de autoridade, que são: Autoridade Tradicional que baseia-se na precedência e no uso, os líderes adquirem a autoridade por herança e os procedimentos são justificados no costume e na repetição; Autoridade carismática que baseia-se na precedência e no uso, os líderes adquirem a autoridade por herança eos procedimentos são justificados no costume e na repetição; Autoridade Legal, Racional ou Burocrática que baseia-se um sistema de regras e procedimentos estruturados em cargos e funções concebidos para se atingir determinados objetivos, que é livre dos do líder e dos procedimentos tradicionais. Essa forma de organização é justamente a “burocracia”.
Aprofundando na teoria da burocracia aposde verificar os diferentes tipos de sociedade e autoridade segundo Weber apud CHIAVENATO (2003 P. 262) para conseguir eficiência, “a burocracia detalha nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Sendo assim, a burocracia tem as seguintes características:
Caráter legal das normas e regulamentos;
Caráter Formal das Comunicações;
Caráter Racional e Divisão do Trabalho;
Impessoalidade nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIFUN ES DA BUROCRACIA
  • AS ORGANIZA ES VISTA COMO MAQUINAS
  • 2011 CHILD Organiza Es
  • ASS DIO MORAL NAS ORGANIZA ES
  • Disfunc O Es Da Burocracia
  • TGA Teoria Das Organiza Es
  • stress nas organiza es
  • As Organiza Es E A Moderniza O Do Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!