Burl Al-Arab - Analise Estrutural

2311 palavras 10 páginas
FACULDADE AREA1
ENGENHARIA CIVIL

BURJ AL-ARAB ANALISE ESTRUTURAL
Estrutura metálica x Concreto Armado

RODRIGO DA COSTA AVILA

Salvador
2013

FACULDADE AREA1
ENGENHARIA CIVIL

BURJ AL-ARAB ANALISE ESTRUTURAL
Estrutura metálica x Concreto Armado

RODRIGO DA COSTA AVILA

Trabalho apresentado a disciplina Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Área 1 para avaliação parcial da 2° unidade. Orientador: Alberto Freire de
Carvalho Olivieri

Salvador
2013

INTRODUÇÃO
1. Estruturas Metálicas x Concreto Armado
Com o avanço mundial na Engenharia e Arquitetura, nós engenheiros temos que ter o conhecimento do maior numero possível de técnicas construtivas. Um duvida sempre presente é a diferença entre as estruturas metálicas e o sistema convencional usado no Brasil de concreto armado.
Sendo engenharia uma área em que cada projeto tem que ser pensado de maneira única, nunca devemos nos fechar para um método construtivo e a cada projeto/obra devemos pensar na melhor solução para aquele projeto/obra.
Como poucos sabemos a palavra engenharia ao contrario da arquitetura é um termo novo. Que nos remete a palavra engenho, que foi uma grande solução para uma problemática da época da cana de açúcar. Do latim, a palavra engenho, tem origem em “ingenium” que significa “gênio”, ou seja, temos na formação da palavra que pensar para criar soluções diversas para quaisquer problemas apresentados.
Ou seja, desde o começo a engenharia é usada nas soluções de problemas e como engenheiros temos que solucionar cada problema que nos é pedido de maneira individual. Não temos uma formula matemática para solucionar todos os problemas da melhor forma. Cada um terá uma solução diferente.
Sendo assim, em um caso a estrutura metálica será o ideal e em outro caso, o convencional concreto armado será o melhor. No Brasil e principalmente, na Bahia ainda temos pouco conhecimento em estrutura metálica. E com isso utilizamos ainda muito pouco.
Devemos levar

Relacionados

  • ciencias
    655 palavras | 3 páginas