Burke – a continuidade contra a ruptura

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 23 de abril de 2012
RESUMO: BURKE – A CONTINUIDADE CONTRA A RUPTURA

Burke é considerado o fundador do conservadorismo moderno. Sua obra consiste em uma série de cartas, discursos parlamentares e panfletos decircunstância, e seu pensamento, embora altamente imaginativo, é bastante assistemático, o que tornou sua produção sujeita a interpretações conflitantes e mesmo à acusação de inconsistência teórica edoutrinária. Ele iniciou sua carreira política coincidentemente na época em que Jorge III subiu ao trono da Inglaterra tornando-se rei e tentando de todas as formas assegurar um papel mais ativo para a Coroa.Nesta luta, Edmund Burke se colocou ao lado do Parlamento, defendendo o regime parlamentar e a ordem constitucional inglesa. Ele argumentava no sentido de mostrar que as ações de Jorge III chocavam-secom o espírito da Constituição; e denunciava como prática de favoritismo o critério pessoal na escolha dos ministros.
Defensor de uma política mais conciliatória, Burke se envolveria de formacombativa na questão colonial, tentando evitar a secessão da treze colônias. Em seus pronunciamentos, ele defendia a necessidade de se encontrar uma solução harmônica para o problema daqueles que, emverdade, eram descendentes dos ingleses e que, como estes, possuíam o espírito de liberdade que tão bem encarnavam as instituições britânicas; argumentava que estava em risco não apenas as liberdades dosamericanos, mas as próprias liberdades dos ingleses.
Burke discute as idéias fundamentais que animaram o movimento da revolução francesa, tais como a questão da igualdade, dos direitos do homem e dasoberania popular; alerta contra os perigos da democracia em abstrato e da mera regra de número; e questiona o caráter racionalista e idealista do movimento, salientando não se tratar simplesmente dofato de estar a revolução provocando o desmoronamento da velha ordem, mas de estar causando a deslegitimação dos valores tradicionais, destruindo assim toda uma herança em recursos materiais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burke: a continuidade contra a ruptura
  • Continuidades e rupturas
  • Arte: Entre continuidades e rupturasArte: Entre continuidades e rupturas
  • ENTRE CONTINUIDADE E RUPTURAS PRINCIPAIS IDEIAS
  • EUCLIDES DA CUNHA E CASA GRANDE E SENZALA: RUPTURAS E CONTINUIDADES
  • Da geopolítica clássica à geopolítica pós-moderna: entre a ruptura e a continuidade
  • A relação teoria e prática na trajetória sociohistórica do serviço social: continuidades e rupturas
  • A Formação Docente na Polícia Militar do Estado de Goiás: Continuidades e Rupturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!