Burj Al Arab Resenha

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO




ANTONIO RODRIGO BRITO DOS REIS






BURJ AL ARAB, O PALÁCIO DOS SONHOS:
ANÁLISE GERAL DA OBRA




Resenha apresentada no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota de portfólio da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1ºperíodo, sob orientação do Professor Thales Brandão.





Paripiranga
Junho de 2015
Burj Al Arab, o Palácio dos sonhos de Dubai, Hotel mais alto e luxuoso do mundo. Há obras que certamente marcam um marco na história da arquitetura, essa é uma delas. O que se vê é o luxo, a magnificência da obra, o sonho de consumo, dessa fábrica de beleza que é Dubai. Mas será que os esforços e dedicação dosmelhores profissionais é relevado pela sociedade, ou simplesmente a obra em si no meio em que o cerca? Quais foram as fórmulas e ferramentas usadas? Qual os objetivos? Qual o motivo para tal investimento? Certamente esses são alguns pontos que devem ser levantados. Uma coisa é fato, a sua grandeza, desafios e trabalho al inseridos serão traduzidos em beleza vislumbrados e deliciados por séculos.
Opalácio dos sonhos, com 320 metros, e toda sua beleza e detalhes foi construída não somente por puro desejo pessoal. O petróleo como principal fonte econômica de Dubai, criou uma gigantesca transformação e fez a cidade crescer aos olhos do mundo globalizado, porém, era sabido que esses recursos eram finitos. Se nenhum grande investimento fosse feito, quando o petróleo acabasse Dubai regrediria tãorapidamente quanto ascendeu. Eis que surge a ideia e pretensão para o turismo, transformando-se em um país de férias, saída essa louvável se for considerado seu clima e dunas. Ambiente perfeito, sol, areia e mar, com certeza a melhor escolha para o problema e ainda melhor transmissão para o vislumbre do mundo globalizado.
Para tanto como um centro turístico, necessita uma obra que venha alavancar o seunome e esplendor. O palácio dos sonhos veio coroar Dubai e o mundo com uma das maiores obras da já vista. O Sheik Mohammed bin Rashid al-Maktoum, investiu dinheiro, tempo e confiança nos arquitetos britânicos chefiados por Tom Wright, que começariam ali a projetar e moldar o seu sonho e o sonho de Dubai. Assim começa a construção do hotel de mais de 1 bilhão de dólares.
Tom e sua equipe, começama delinear as primeiras ideias do Burj Al Arab. A visão de uma arquitetura de poucas linhas, para identificar a construção buscou inspiração nos barcos a vela, presentes nas margens dos seus mares. Daí começam as primeiras iniciativas de construção. Para uma melhor representação, o hotel precisaria estar dentro do mar, para que sua vista representasse fielmente um barco a vela ao mar logo, paraisso uma ilha teria que ser erguida para que pudesse se tornar realidade. Desde os primeiros traços já podemos notar a preocupação com a linguagem arquitetônica. Esse projeto seria um desafio por causa do confrontamento entre a arquitetura e suas expressões artística que deveriam ser intocáveis para o partido arquitetônico e a engenharia em sua fiel e funcional execução estrutural.
Um dos primeirosconfrontamento foram em relação a construção da ilha. As condições climáticas não são favoráveis e apesar de todos cálculos estruturais, as ondas gigantescas de aproximadamente 3 metros ocasionariam algumas consequências. Mas em defender o projeto a equipe de arquitetos trabalha em equipe com os engenheiros para criar novas ferramentas que contornariam essas ondas e acabariam com os problemas,nesse caso blocos de concretos criados para diminuir seu impacto.
Outro problema que acabaria com o projeto foi a fundação. Escavações de 180 metros não acharam rochas, sua base foi sustentada por areia. Mais uma vez a equipe de engenharia, solapou o projeto de Tom, que sempre firme, com sua equipe procurou novos métodos para a sua execução. A saída foi a instalação de 250 colunas de concreto no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burj Al Arab
  • BURJ AL ARAB Projeto
  • Burj Al arab
  • Burj Al Arab
  • Burj al arab
  • Burj Al Arab
  • Burj Al Arab
  • Burj al arab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!