Burj Al Arab Mayara

549 palavras 3 páginas
Universidade Paulista Arquitetura e Urbanismo
Materiais Naturais e Artificiais Profª Fádia Lima

Mayara Queiróz do Nascimento
A9501A-6 Turma AU6P20

Burj Al Arab
Arquiteto: Tom Wright

1ª Etapa: definição do projeto.
O hotel sete estrelas localizado em Dubai teve início de sua obra em 1994, atualmente com mais de 320m de altura, ultrapassando a torre Eiffel é o mais alto e mais luxuoso hotel do mundo. O príncipe de Dubai queria alto que fosse grandioso e único e então o arquiteto Tom Wright juntamente com seu grupo de arquitetos e engenheiro deram início ao grande desafio: construir um edifício dessa magnitude, em uma ilha artificial criada no meio do golfo pérsico, então os jovens arquitetos optaram por uma forma simples e icônica, a vela de um grande iate.
2ª Etapa: A construção da base, a ilha artificial.
Pedras: No início foram utilizadas mais de 10 mil toneladas de pedras, armazenada em barcaças que sofreram com a ação de uma forte tempestade, sendo assim descartadas para a construção da base.
Blocos de Concreto: Mediante o fracasso das pedras de suportarem a ação do mar, foram sugeridos pelos engenheiros, blocos de concretos ocos que serviriam como esponjas em contato com as fortes ondas, amenizando-as.
Cabos de Aço: Foram inseridos cabos de aço a 20m de profundidade, na parte exterior da base pelo lado de dentro para formar uma parede contra o oceano.
Cimento Líquido: Foi utilizada essa forma de cimento para selar a parede de aço a partir de baixo.

3ª Etapa: Fundações
Estacas de Concreto: Como mesmo a 180m de profundidade não foi encontrado nenhum tipo de rocha sólida, estacas de concreto de 10 km de comprimento reforçadas com aço foram colocadas em perfurações na areia, baseando-se no atrito superficial que impede o movimento de duas

Relacionados