burivala

463 palavras 2 páginas
ESTRATÉGIA DE LEITURA
Para compreender o que se está lendo é preciso ter conhecimentos sobre o assunto. A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir uma pauta para realizar uma atividade, entre outras coisas. Para compreender o texto leitor utiliza seus conhecimento de mundo e os conhecimentos do texto. Controlar a própria leitura e regulá-la, implica ter um objetivo para ela, assim como poder gerar hipóteses sobre o conteúdo que se lê. Por isso a leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam a construção de uma interpretação.
Há ainda um prefácio, uma introdução e um anexo no final do livro, com sequências didáticas para exemplificar. Precisamos aportar ao texto nossos objetivos, ideias e experiências prévias. Para podermos nos envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que estejamos sentindo capacidade para ler e compreender o texto, tanto de forma autônoma, como apoiada em leitores mais experientes. O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender”. As estratégias fundamentais são: definição de objetivo da leitura, atualização de conhecimentos prévios, previsão, inferência e resumo.

Considerei mais enriquecedor, quando trata-se das estratégias prévias à leitura (um trabalho bem elaborado antes da leitura com o objetivo de melhorar a compreensão do texto pelos alunos). A maior parte da atividade compreensiva acontece durante a leitura. A leitura é um processo de emissão e verificação de previsões que levam à compreensão do texto. As estratégias trabalhadas após a leitura, ressaltando a importância do ensino da “ideia principal” existente no texto, o ensino do resumo e como formular e responder perguntas. Inclui-se alguns aspectos que ficaram relegados ao longo da obra e oferece algumas novas

Relacionados