buoquimica

358 palavras 2 páginas
Bioquímica I - Estudo dirigido
Lipídios

1. Conceitue lipídios?
2. Descrever as características dos seguintes lipídios: ácidos graxos, triacilgliceróis, glicerofosfolipídios, esfingolipídios e esteroides. Quais dessas categorias podem ser agrupadas como fosfolipídios? E como glicolipídios?
3. Exemplifique uma cadeia de ácido graxo.
4. Como são nomeados os ácidos graxos?
5. Muitos alimentos apresentam os seguintes dizeres: “contem ômega 6” ou “contem ômega nove”. Que substância é essa? Qual sua importância?
6. As ceras são utilizadas amplamente, principalmente em cosméticos. O que são as ceras? Como são “naturalmente” produzidos?
7. Quais as vantagens e desvantagens do armazenamento do triacilglicerol para os seres vivos?
8. Quais funções do colesterol?
9. Comente a frase: “Nossa! Fiz um exame de sangue e meu colesterol ruim estava alto” (referindo-se à concentração de LDL).
10. Os lipídios também possuem relação com a transfusão sanguínea, explique essa relação tendo como foco os glicolipídios.
11. O que são lipoproteínas?
12. Você já deve ter ouvido falar nos sabões feitos a partir de óleo usado. Como são feitos (não se esqueça das reações)? Qual o princípio de funcionamento dos sabões?
13. Existem diversos lipídios que possuem atividade biológica, esses, predominantemente, não apresentam cadeias de ácido graxo. Explique o que são os esteroides e os terpenoides.
14. Os eicosanoides são ácidos graxos com importante atividade biológica, derivados do ácido araquidônico, atuando no tecido em que são produzidos. Conceitue os eicosanoides, apresentando suas principais classes e relacionando (de modo geral) com os processos biológicos.
15. Introdução – Faça as atividades 1, 2, 3, 4 e final, da aula 23 módulo 1 (Volume 3 - pag. 13, 14, 20, 24, 28 ).
16. Triacilgliceróis – Faça as atividades 1, 2, 3 e final, da aula 24 módulo 1 (Volume 3 – pag. 38, 44, 50, 55 ).
17. Lipídios de membrana – Faça as atividades 1, 2, 3 e final, da aula 25 módulo 1 (Volume

Relacionados