bultano

555 palavras 3 páginas
TRABALHO DE
QUÍMICA
TEMA: BUTANO

Componentes:
Áleida Maciel
Andréia Cordovil
Larissa Laís
Rayane de Brito
Sâmile Miranda
Série: 3ºA

INTRODUÇÃO

O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo.
O butano está presente em nosso gás de cozinha, ou gás liquefeito de petróleo (GLP), onde é encontrado misturado a outros gases, majoritariamente pelo propano. Atualmente o GLP é fornecido via tubulação e em botijões.
Sua fórmula é C4H10, é um hidrocarboneto com carbonos primários e secundários de ligação sp³, de cadeia aberta (acíclica ou alifática).
O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero,isobutano (também chamado metilpropano), CH(CH3)3.
 Estruturas dos dois isômeros do butano n-Butano i-Butano
Sua molécula é apolar (por ser um hidrocarboneto), portanto, não é solúvel em água - outras misturas de hidrocarbonetos obtidas a partir do petróleo, como a gasolina, o querosene ou odiesel, são igualmente homogêneas e insolúveis em água -. As ligações intermoleculares do butano - como todos outros hidrocarbonetos apolares - são feitas por forças de van der Waals por dipolos temporários, que são as mais fracas das ligações intermoleculares. Por isso, as temperaturas de fusão e ebulição são menores que de outros componentes.
O butano (gás de cozinha), é inodoro, por isso, por convenção e para que possamos perceber a diferença entre outro gás , foi adicionado uma substância de cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás".
Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do meio ambiente.
Uma característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade corresponde aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a expulsar o ar depositado no fundo de ranhuras onde não se pode

Relacionados