Bullyng - o dualismo educação e punição

Páginas: 10 (2327 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1- INTRODUÇÃO



O bullying é um termo inglês, pouco conhecido no Brasil. Esse termo é utilizado na qualificação de comportamentos agressivos no âmbito escolar. Os atos de violência, física ou não, são feitos de maneira intencional, de forma repetitiva. As vítimas desse tipo de violência geralmente não esboçam nenhum tipo de enfrentamento aos seus agressores. De maneira geral, pode-sedizer que os agressores aproveitam-se de pessoas mais fracas que eles, seja por diversão, poder, intimidação, humilhação, etc.
As principais formas de agressões por bullying são: verbal (insultar, ofender, apelidar pejorativamente, etc.), física e material (bater, empurrar, roubar, furtar, etc.), psicológica e moral (humilhar, excluir, descriminar, difamar, etc.) sexual (abusar, violentar,etc.) e finalmente, a virtual, conhecida também como cyberbullying (utilizando-se de meios tecnológicos). Esta última é uma das formas mais agressivas de violência por bullying, pois rompe as barreiras do âmbito escolar, trazendo para a rede o “fantasma” do medo. Uma ferramenta poderosa como a internet, é capaz de divulgar, em raios bem maiores, as agressões dos bullies (agressores).
Osbullies são em sua grande maioria, populares na escola e sempre estão enturmados. No ambiente doméstico mostram-se agressivos e desafiadores com familiares. Podem chegar também a ser manipuladores em diversas situações e mentem de forma convincente.
Por ter ganho olhares cuidadosos a pouco tempo, o bullying no Brasil vem gerando interesse e curiosidade de várias pessoas e preocupação dos pais.No Brasil, ainda não foi detectada nenhuma atitude desesperada, cometida pelos alunos vítimas de bullying, apesar de que as conseqüências das agressões acarretam em problemas de socialização, rejeição à escola, tristeza e depressão, dores de cabeça, tonturas, vômitos, entre outros. Em outros países, como os da Europa e Estados Unidos, as conseqüências das agressões chegam a casos extremos, como osuicídio da vítima. Um dos fatores contribuintes para tal fato, é que as armas de fogo são legalizadas, por exemplo, nos Estados Unidos, facilitando o acesso dos menores a esses dispositivos, tomando atitudes drásticas em respeito à sua própria vida.
O bullying é considerado crime e os bullies são criminosos. O Código Penal Brasileiro prevê tais crimes em seus artigos 129, no que dizrespeito às ofensas e à integridade física das pessoas, nos artigos 138, 139 e 140, sobre as injúrias e difamações, as ameaças nos artigos 146 e 147 e os homicídios, no artigo 121.
O grande confronto desse assunto é estabelecido quando os menores, penalmente imputáveis, são os praticantes das agressões de bullying. Como punir os jovens, de forma eficaz e sem agredir seus direitos, para que osmesmos não reincidam na prática de bullying? Quais as causas que levam esses menores a praticar as agressões? Qual a influência da sociedade atual neste tipo de comportamento? De quem é a responsabilidade por esses casos de violência?
Questões como essas serão abordadas no futuro projeto, instigando os leitores sobre a eficácia do Direito nesses casos. Cada vez mais os jovens estão expostos aviolência nas escolas, local que deveria ser seu “segundo lar”, ou local que deveria exclusivamente contribuir para sua educação, lazer e bem estar. Por outro lado, não se pode privar os jovens agressores de sua liberdade. Como puni-los?






























2- OBJETIVOS



O principal objetivo da criação de um pré-projeto com o tema bullying,especialmente em seus casos extremos e praticados por menores infratores, é primeiramente alertar quanto à gravidade das consequências deste fenômeno, além de conscientizar as pessoas da tamanha amplitude o mesmo, que ocorre tão frequentemente na sociedade atual, e que ainda é de conhecimento tão superficial ou até desconhecido por alguns.
Após uma conscientização, uma discussão pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • punição corporal na educação
  • Bullyng – no brasil, a legislação que trata da prática do bullyng tem como objetivo o combate, não a...
  • Bullyng na educaçao infantil
  • Bullyng nas aulas de educacao fisica
  • O dualismo antropológico cartesiano como base da educação física moderna
  • Dualismo
  • Dualismo
  • Punição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!