bullying

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014



ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT






Projeto Conscientizar
Bullying












Os Educadores sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo... Mesmo que pareçam frágeis frente às intempéries... Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume quese espera delas. O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. (Gabriel Chalita).




Justificativa


Dispõe sobre a inclusão de medidas deconscientização, prevenção
e combate ao Bullying Escolar.






Objetivo geral


Prevenir e combater a prática do bullying nas escolas, capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação
das ações de discussão, prevenção, orientação e solução
do problema;







Objetivos Específicos


Diminuir os números de casos;
Incluir regras contra o bullying;
Orientar as vítimas;Detectar atitudes por parte dos alunos e direção;






Metas


Conscientizar;
Orientar vítimas de bullying visando à recuperação de
sua auto-estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento
escolar;
Orientar os agressores, por meio da pesquisa dos fatores
desencadeantes de seu comportamento, sobre as conseqüências
de seus atos, visando torná-los aptos ao convívio emuma
sociedade pautada pelo respeito, igualdade, liberdade, justiça
e solidariedade;
Envolver a família no processo de percepção, acompanhamento
e crescimento da solução conjunta.
Promover a igualdade social;






Metodologia

O desenvolvimento do projeto será realizado através de Palestra orientativa Panfletos e apresentação de cartazes.
Nosso projeto tem um foco sobre diferentesaspectos da educação: a curiosidade, a autoconsciência, a cooperação, o vínculo e o respeito pelas perspectivas de um grupo, de maneira geral, querem mobilizar professores, alunos, gestores e a comunidade escolar para, compreendendo o bullying, buscar respostas e oportunizar ações para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de aula – apreciação, colaboração, entreoutros propiciadores de um clima de solidariedade e de respeito mútuo.






Bullying

Falar de bullying é falar de nossas histórias de vida. Afinal, quem nunca foi vítima, espectador ou autor de bullying? Se resgatarmos nosso histórico de vida escolar, vamos perceber que em algum momento estivemos num contexto de bullying e, ainda que não tenha deixado marcas conscientes, muitasvezes no nosso inconsciente elas estão presentes. Comumente, vemos no ambiente escolar, crianças, desde muito pequenas, e adolescentes, digo isso pautado nas minhas vivências em sala de aula, colocando apelidos nos colegas, criando estigmas, discriminando-os por serem obesos, negros, pertencentes a camadas sociais mais baixas, por diferirem na orientação sexual, na escolha religiosa, porpertencerem a diferentes tribos e grupos, entre outros.
Nesse cenário, para muitos educadores com um olhar descuidado, tudo isso pode parecer apenas “zueira”, mas para aqueles que sofrem bullying, isso é algo muito mais sério e, por vezes, trágico. Segundo DREYER (2005), além de causar danos cruéis, o bullying está disseminado nas escolas, e seus comportamentos característicos tendem aaumentar rapidamente com o avanço da idade dos alunos. Trabalhos internacionais têm demonstrado que a prática do bullying pode ocorrer a partir dos três anos de idade, quando a intencionalidade desses atos já pode ser observada. Os motivos que levam a esse tipo de violência são extremamente variados e estão relacionados com as experiências que cada indivíduo tem em sua família e/ou comunidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • O Bullying
  • Bullying
  • Bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!