Bullying e o papel da familia e da escola

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
A adolescência é uma fase transitória entre a infância e a fase adulta, caracterizando-se pelo período do desenvolvimento do corpo e da construção da vida adulta.

Entrar nomundo dos adultos - desejado e temido - significa para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança. É o momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo dedesprendimento que começou com o nascimento. (ABERASTURY 1981 Cap: O adolescente e a liberdade, p. 13).

Segundo este pesquisador as mudanças psicológicas, cognitivas ecorporais produzidas nesse periodo ocasionam uma grande mudança nas relações com os pais e com o mundo.
Esta concepção é corroborada por Kalina (1992), o qual explicita que no mesmo tempoem que o indivíduo adolescente anseia por crescer e tornar-se adulto, de ser autônomo, o mesmo sente-se ameaçado e hesitante. Segundo Kalina, no indivíduo enquanto adolescente o desconforto e asensação de perda unem-se ao anseio pelo mundo que começa a ser desvendado: as coisas familiares da infância começam a perder o sentido enquanto o desconhecido gera temor, criando um quadro depressivo.Para os pais tal quadro transparece como comportamentos de falta de interese e preguiça; porém nesta fase o comportamento depressivo é indispensável para o ajustamento do adolescente com seucorpo, em mudança, e o conflito de suas fantasias infantis bissexuais com a formação de uma identidade sexual definitiva. Aberastury descreve este processo:

Todo esseprocesso exige um lento desenvolvimento no qual são negados e afirmados seus princípios, lutando entre a sua necessidade de independência e a sua nostalgia de reafirmação e dependência.
Sofrecrises de suscetibilidade e de ciúmes, exige e precisa vigilancia e dependencia, mas sem transição surge nele uma rejeição ao contato com os pais e a necessidade de independencia de fugir deles....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola e família: o papel da família na educação
  • PAPEL ESCOLA FAMILIA
  • O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA E FAMÍLIA
  • Papel da escola na luta contra o bullying
  • O PAPEL DA ESCOLA E FAMÍLIA NO CONTEXTO SOCIAL
  • VIOLÊNCIA ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA
  • A importância do papel da família e do professor na escola
  • Família e escola: uma parceria sem inversão de papéis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!