Bullying: a violência silenciosa

Páginas: 20 (4755 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
BULLYING: a violência silenciosa

Ludmila PAES

RESUMO
A palavra Bullying segundo o dicionário tem o significado como sendo um conjunto de maus tratos, ameaças, coações, ou seja, compreendetodo ato de intimidação física ou psicológica causada intencionalmente em que ocorre sem motivação evidente, de maneira continuada e dentro de uma relação desigual de poder. Trata- se de um problema de grandeza mundial e que tem ocorrência maior na população infantil e juvenil, portanto, tende a comprometer a prática educativa através de diferentes formas de manifestações, o que preocupa pais eeducadores. Em razão do quadro relatado o trabalho se propõe a aprofundar a história do bullying através de uma revisão bibliográfica, com o intuito de conhecer e ao mesmo tempo difundir esse fato junto à sociedade, desde as suas conseqüências até ao conhecimento de quem são os alvos dessa violência e bem como sobre o que as praticam. Também busca-se apresentar programas mundiais existentes e voltadospara a sua prevenção.

Palavras – chave: Bullying; Intimidação; Escola; Sociedade.

Conjunto de maus-tratos, ameaças, coacções.. ou outros actos.. de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.

INTRODUÇÃO

As diferentes manifestações de violência vêm adquirindo cada vez mais importância e dramaticidade nasociedade brasileira, especialmente a partir da década de oitenta. Muitas são as suas expressões, os sujeitos envolvidos e as conseqüências. O freqüente envolvimento da população infantil e juvenil com esta realidade ocupa de maneira crescente, as páginas da imprensa falada e escrita. Tal problemática tem muitas implicações do ponto de vista da prática educativa e suas diferentes manifestações têmpreocupado, de forma especial, pais e educadores.
Ao analisar o fenômeno da violência vemo-nos diante de uma série de dificuldades, não apenas porque o fenômeno é complexo, mas, principalmente, porque ele nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre nossos pensamentos, sobre nossos sentimentos e atos.
Esse fenômeno, conhecido como Bullying, compreende todas as formas de atitudes agressivas,intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros, causando dores e angústias, e executadas dentro de uma relação desigual de poder (CONSTANTINI, 2004).
O Bullying acompanha a humanidade desde a pré-história, porém começou a ser pesquisado há cerca de vinte anos na Europa, quando se buscou conhecer o que estava por trás de muitas tentativas desuicídio entre adolescentes.
O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi San Olweus, professor da Universidade da Noruega. Na década de oitenta, Olweus ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes concluiu que a maioria desses jovens tinham sofrido algum tipo de ameaça.
“Bullying”, que em inglês pode significar tirania, ameaça ou intimidação, não possui no Brasil, segundoMonteiro (2003), uma palavra que o defina. Em geral, referem-se à maus-tratos, opressão e humilhação que acontecem, entre jovens e crianças.
O Bullying já se tornou um problema mundial, sendo encontrado em qualquer tipo de escola: primária ou secundária, pública ou privada. Esse fenômeno estimula a delinqüência e induz a outras formas de violência explícita como destaca, Fante (2005). Na maioria dasvezes, os autores do Bullying são indivíduos que têm pouca empatia, freqüentemente pertencem à famílias desestruturadas, com pouco relacionamento afetivo entre seus membros, por isso têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamento anti-social e/ou violento.
O objetivo do estudo é conhecer mais aprofundadamente o fenômeno Bullying e suas conseqüências sobre aqueles que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Jurídica (Pesquisa Violência Silenciosa)
  • Bullying: diga não a violência
  • VIOLENCIA SIMBOLICA NA ESCOLA/BULLYING
  • bullying uma violencia oculta
  • Corrupção, Preconceito, Bullying e Violência
  • Bullying: cultura ou violência
  • Bullying: violência disfarçada de brincadeira
  • Bullying, a violência no ambiente escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!