Bullying: a violência psicológica entre os muros da escola pública

Páginas: 7 (1731 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
VIOLÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA E O BULLYING
Núbia Rejane Santos Costa


Resumo:o presente artigo tem por fim abordar a violência expressa por meio do que hoje conhecemos por bullying no ambiente da escola pública bem como fazer um parecer, breve, de suas causas e conseqüências.O estudo desse fenômeno social tem que estar associado às pesquisas realizadas com gestores,coordenadores e professores vez que, é objetivo da pesquisa, quando aplicada, auxiliar operadores da educação no trato da conduta agressiva. buscando alternativas e formas de reagir a esse fato que hoje insiste em se tornar comum nas escolas de todo o país. O comportamento agressivo entre crianças, adolescentes e jovens é frequentemente ignorado ou tratado com menosprezo na escola. Assim, é necessário trazera exposto esse problema que é grave e que tem protagonizado manchetes infelizes. Sobretudo a escola precisa recuperar seu lugar enquanto de espaço idôneo de aprendizado e troca de experiências que conduzam à formação de cidadãos baseados na paz e na segurança.

Palavras-chave: violência, bullying , escola, .

1. INTRODUÇÃO

A violência é um fenômeno social gerale mundial que se apresenta sob várias faces. Por tratar-se de um fenômeno negativo cujas conseqüências individuais se refletem na coexistência social, pode ser considerado um caso de saúde pública. Entre crianças, adolescentes e jovens, o bullying, especificamente que tem como consequências, além do alarmante índice de variados sintomas físicos, distúrbios, fracasso escolar, evasões e suicídios,tornou-se também um forte condutor ao uso de entorpecentes.

Embora a violência, de modo geral, tenha precedentes históricos, as sociedades precisam se ajustar às mudanças havidas ao longo das décadas. Isso significa que novos problemas e conflitos sociais necessitam de abordagem e tratamento contemporâneos a eles. Isso ocorre em todos os segmentos sociais. No que diz respeito aos conflitossociais hoje, percebemos que eles acontecem e conseguem se inovar antes que as leis se ajustem a eles. Desse modo, o judiciário está sempre tentando alcançar soluções mediadoras que quase sempre chegam tarde demais para algumas situações. Enfim, estamos tratando de um fenômeno contemporâneo para o qual não foram estabelecidas prescrições jurídicas e, ainda que houvessem, trata-se de fato ocorridoentre um público cuja legislação é específica: crianças e adolescente. O bullying começou a se tornar manchete no circuito nacional e o despreparo daqueles que tratam da saúde e educação infanto-juvenil também. Esse cenário expôs a escola como um ambiente cuja segurança passou a ser objeto de discussão.
A escola é o segundo espaço social onde o público entre 04 a 18 anos passa a maior parte de seutempo. Tem sido também o palco onde são protagonizadas disputas contínuas. Situações diversas e assustadoras de violência que vão desde as ameaças chegando aos homicídios. O público em questão são crianças e adolescentes. Travando entre os muros da escola o que chamam de “lei do mais forte, lei da sobrevivência”.
O bullying é o bombardeio contínuo ao emocional do outro. É um tiro cuja munição éa humilhação e/ou a agressão física ou verbal.
Tem-se que considerar que o autor do bullying também é vítima pois possui um emocional distorcido por circunstâncias que precisam ser investigadas e tratadas.
Assim, faz-se necessário que a escola busque meios de obter o preparo necessário apoiado também nos conhecimentos e indicações dos profissionais de saúde a fim de ser capaz de reconhecer ofenômeno e traçar estratégias de prevenção e tratamento envolvendo toda a comunidade escolar.

2. O BULLYING ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
“A agressividade nas escolas é um problema universal. O bullying e a vitimização
representam diferentes tipos de envolvimento em situações de violência
durante a infância e adolescência”(Lopes Neto AA)

Via de regra, a escola é tida como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VIOLENCIA SIMBOLICA NA ESCOLA/BULLYING
  • Bullying
  • Bullying: violência física, verbal ou psicológica
  • A violência nas escolas públicas
  • Violência nas Escolas Públicas
  • Violência nas Escolas Públicas
  • A VIOLENCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO DF
  • VIolencia nas escolas publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!