Bullying: a intervenção do assistente social no âmbito escolar

Páginas: 14 (3446 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
BULLYING: A intervenção do Assistente Social no âmbito escolar

RESUMO
O bullying tornou-se um problema endêmico nas escolas de todo o mundo, essa palavra ainda é pouco conhecida do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar. O presente trabalho traz uma reflexão sobre o assunto, pretendendo conhecero que é o bullying, como acontece, seus efeitos, as consequências causadas nas crianças e jovens e se possível indicar meios de impedir que esse mal se alastre no meio educacional. O artigo aqui apresentado tem como objetivo mostrar a importância do assistente social nas escolas, como ele pode interferir para prevenir formas de violência no âmbito escolar, evitando os atritos entre alunos,professores e demais funcionários da escola. O trabalho do Assistente Social na Educação deve levar estratégias aos discentes superando a subalternidade, e entendendo o que é respeitar e ser respeitado.

Palavras-Chave: Bullying . Violência . Jovens . Serviço Social . Escola

1. INTRODUÇÃO

Na televisão, nos telejornais, estão estampados todos os dias inúmeros casos de violência, naInternet, os sites de notícia estão repletos de acontecimentos que envolvem a violência. Então nos perguntamos, em que mundo estamos vivendo? Se a toda hora somos surpreendidos por fatos marcantes que mostram a violência dentro de casa, nas ruas, em todos os lugares. Podemos pensar que na escola nos filhos estão seguros, um ambiente em que eles aprendem o respeito mútuo, a valorização do ser humano.Deveria ser assim, se não houvesse também a violência entre os colegas, alunos e professores.
O que se vê é a agressão por todos os lados, se em casa há violência, porque na escola não haveria? Diante desses questionamentos, o presente trabalho pretende mostrar a violência escolar, bullying, como ela acontece, quais as medidas que podem ser tomadas para amenizar a situação em que seencontram as crianças e jovens em sala de aula, avaliando os efeitos e consequências que esse mal pode causar na vida de um jovem, as lembranças ele pode levar para o futuro. E buscar meios para evitar que tal abuso aconteça nas escolas, tanto entre os alunos, como também entre alunos e professores, e os demais funcionários da escola.
O bullying tornou-se um problema endêmico nas escolas detodo o mundo, essa palavra ainda é pouco conhecida do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar.
Um dos responsáveis pela violência explícita e que tem tido um crescimento expressivo nos últimos anos. Está presente no nosso dia-a-dia há muito tempo, apesar de não percebermos e de não darmos a ele,a atenção merecida, até mesmo por falta de informação e por encarar essas atitudes como uma simples brincadeira.
No mundo inteiro essa brincadeira tem causado sérios problemas, não apenas nas escolas, mas até em casa, como o crescimento e avanço tecnológico, o bullying chegou à Internet (cyber bullying), hoje diversos jovens usam sites de relacionamento para agredir os colegas,insultá-los e expô-los ao ridículo.
A falta de respeito é muito grande, esse mal está afetando não apenas as crianças e adolescente, mas já está atingindo a classe adulta. É necessário que medidas sejam tomadas para combater o bullying, antes que mais pessoas sejam atingidas.
O papel do assistente social é de grande relevância no combate ao bullying nas escolas, pois o profissional queassumir esse papel deverá junto aos responsáveis pela educação escolar, buscar meios para resolver as divergências surgidas na sala de aula, evitando que as mesmas tomem proporção maior, fora da escola.
Todavia, o Assistente Social por ser um profissional que tem em suas ações mecanismos para desafiar conjunturas, e construir viabilidades em um cotidiano contraditório, levando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do assistente social no ambito escolar
  • Intervenção do assistente social no caps as
  • Projeto de intervenção de assistente social
  • A intervenção do assistente social no paif
  • A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PRESÍDIOS
  • A possibilidade de intervenção do assistente social
  • Serviço social no âmbito escolar
  • Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!