bullying uma violencia oculta

Páginas: 29 (7173 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
BULLYING: UMA VIOLÊNCIA OCULTA




Resumo

O presente artigo vem discutir o bullying que está sendo caracterizado como um conjunto de comportamento que o aluno pratica de diversas formas, tais como violência física e psicológica além de atos que passam da simples intimidação a ataques físicos. Os debates sobre este assunto ainda são recentes, apesar de tais manifestações ocorrerem amuito tempo no ambiente escolar. Tão forte e tão carregado de histórias marcantes, o bullying só poderá ser controlado se nós, sociedade integral, o conhecermos. Nada pode ser feito a favor daqueles que sofrem se a raiz do problema não for exposta para dar controle e auxílio aos que o praticam. O estudo sobre o tema bullying surgiu devido o aumento da agressividade entre crianças e adolescentes. Nodecorrer do artigo abordaremos o bullying escolar e suas características agressores/agredidos. Na seqüência apresentamos a pesquisa de campo quanti-qualitativa para verificar a presença de bullying na escola.
De acordo com os gráficos da pesquisa realizada apresentaremos resultados de como os alunos lidam com o bullying no seu cotidiano escolar buscando entender o fator da violência enquantofenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da violência e como esta tem se apresentado com maior evidência. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. No decorrer da pesquisa constata-se a complexidade dos fatos, que atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade decorrentes de problemasfamiliares e/ou sociais.

Palavras-Clave: Violência, bullying, escola.

1. INTRODUÇÃO
O bullying é um problema que tem afetado as relações de convivência e assim o processo de ensino-aprendizagem, essa prática de violência que vem acontecendo no interior de Escolas, atrapalha a aprendizagem de conhecimentos necessários a formação de cidadãos compromissados com a sociedade em que vivem. O motivo dese pesquisar sobre tal fenômeno surgiu, devido essa realidade estar presente no âmbito escolar, sendo capaz de comprometer o processo de aprendizagem.
Também por ser um problema existente há muito tempo, mas que só agora está sendo estudado e colocado em discussão, sendo encontrado em toda e qualquer escola, mas que somente começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quandodescobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. Neste texto, analisamos algumas questões sobre o bullying, inicialmente definiremos o que é bullying, como acontece, quais as características dos agressores e dos agredidos, qual os danos causados no processo ensino-aprendizagem. Também será analisado gráficos feitos à partir doquestionário sobre bullying realizado em uma escola Estadual do Município com o objetivo de diagnosticar casos de bullying.
Tal fenômeno é de agressão velada, física, verbal ou psicológica, capaz de acarretar enorme prejuízo emocional, psicológico e social no indivíduo vitimizado. Um dos problemas encontrados ao se pesquisar o bullying é definir exatamente o que a palavra significa.  A definição maisfrequentemente usada para bullying é esta: Bullying é qualquer tipo de abuso contínuo, físico ou verbal, com a intenção de ferir,  onde existe um desequilíbrio de poder entre o bullying e a vítima.  Geralmente, significa uma criança ou adolescente maior e mais velho, de um mais fraco, ou um mais popular com um menos popular. De alguma forma, bullying é um jogo “de ficar por cima”, uma tentativa devencer enquanto o outro perde.  Geralmente a vítima fica muito aborrecida. 
Os adolescentes geralmente não vêem suas ações como fora da linha.  Às vezes, infelizmente, a linha entre “só brincadeira” e bullying pode parecer muito nebulosa.  Os comportamentos de bullying podem ser diretos: ‘pegar no pé’, ameaçar, bater ou roubar pertences das vítimas.  Podem também ser indiretos: espalhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bullying: diga não a violência
  • VIOLENCIA SIMBOLICA NA ESCOLA/BULLYING
  • Corrupção, Preconceito, Bullying e Violência
  • Bullying: cultura ou violência
  • Bullying: violência disfarçada de brincadeira
  • Bullying, a violência no ambiente escolar
  • Bullying: a violência silenciosa
  • Bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!