BULLYING: COMO IDENTIFICÁ-LO E PREVINÍ-LO NO AMBIENTE ESCOLAR¹

1999 palavras 8 páginas
BULLYING: COMO IDENTIFICÁ-LO E PREVINÍ-LO NO AMBIENTE ESCOLAR¹

Resumo: Em termos de conceito o bullying é caracterizado como uma prática de natureza agressiva e persistente, isto é, que se repete ao longo de muito tempo, e vai progressivamente se agravando no ambiente escolar, praticada por um estudante ou grupo, contra outros estudantes, prima por ser um comportamento sistemático de agressão das mais diversas naturezas, sendo elas intimidadoras, chantageadoras, iniciando-se com apelidos, depois insultos, até chegar a agressão física. As conseqüências são gravíssimas, podendo ser a curto, médio ou longo prazo, as quais ocorrem no campo da aprendizagem, comprometendo o rendimento escolar, as relações interpessoais, psicológicas e afetivas, podendo levar a vítima ao suicídio. Sendo assim, nosso estudo teve como objetivo principal, estudar o fenômeno bullying em seu significado, consequências, caracterização das vítimas, dos agressores e das vítimas/agressoras, e ainda, como definir estratégias de intervenção e prevenção para uma possível solução desta problemática no contexto escolar.

Palavras-chave: Bullying. Significado. Conseqüências. Intervenção. Prevenção.

INTRODUÇÃO

O tema bullying não pode passar despercebido a um profissional em educação por tratar-se de um fenômeno social de grande relevância e por possuir características peculiares que podem ser identificadas.
Tal fenômeno foi denominado de bullying, e vem ganhando espaço na literatura especializada e na grande imprensa. Tal visibilidade ocorre por dois fatores: primeiro em função das formas, assustadoramente, perversas de humilhação, desdém, insultos, outras formas de violência psicológica, e até violência física propriamente dita, práticas ocorridas sistematicamente, geralmente no ambiente escolar, pelo fato da vítima ter que voltar a escola por um bom tempo, acarretando assim na sistematização dos maus tratos na vida da vítima.
Segundo Fante (2005) podemos compreender o

Relacionados

  • Documentos
    2177 palavras | 9 páginas
  • Monografia
    3988 palavras | 16 páginas
  • ELAINE 1
    10147 palavras | 41 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas