bullyg

Páginas: 7 (1701 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
É a escola e a sala de aula o espaço em que se dá o encontro de “diferenças”,portanto é o lugar ideal para o exercicio da tolerância,mas não é isso que ocorre,pois a escola se transformou em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos tipos de agressões verbais e físicas caracterizadas como um fenômeno de violência mundial chamado “Bulliyng”.
Apesar da popularização destapalavra de origem inglesa que significa “usar a superioridade física para intimidar alguém”,o fenômeno Buliiyng ainda precisa ser objeto de estudos e compromisso da sociedade na superação deste nas escolas brasileiras,pois atualmente esta sendo caracterizado como um problema de saúde pública.
Durante a realização dos módulos anterios deste Curso e baseadas no conhecimento da escola ,buscamosdurante o processo desenvolver um olhar mais observador nas relações sociais da escola tanto dos alunos quanto professores e demais profissionais ligados a este espaço escolar. Sendo assim, atentamos para os sinais de violência apresentados neste período, procurando intermediar situações ,neutralizar problemas de agressões e assessorar as vítimas.
Mas percebemos que nossas ações aindaestavam insuficientes,por isso resolvemos que nosso projeto deveria contemplar esta problemática ,percebemo então que para isso é necessário conhecer o “Bulliyng”: sua origem,suas manifestações,suas causas e como prevenir.
Alguns questionamentos surgiram:
Por que razão as diferenças de cor de pele,idade,preferencia sexual,religião ou até sotaque são motivos de tanto estranhamento e agressão?
Por quepara muitos ,é dificil conviver com o diferente ?
É do nosso conhecimento que não há receita pronta para resolver este problema, pois cada escola e cada período desta mesma escola tem características peculiares,mas, apesar disso acreditamos que é possivel fazer algo que venha contribuir para o enfraqueciemnto deste fenômeno em nossa U.E.,através de um projeto baseado na “Cultura da Paz” ondetodos os envolvidos terão muitas oportunidades de descobrir que o diferente existe e é possivel conviver e aprender com estas diferenças,ou seja perceber que existe algo mais do que o seu reflexo no espelho.

Público alvo:
Alunos de Ensino Fundamental I
Alunos de Ensino fundamental II (EJA)
Alunos do Ensino Médio (EJA)

Objetivo geral:
O projeto Bullying objetiva colaborar na melhorformação das crianças e dos adolescentes no exercício da tolerância as diferenças, sem perder o foco da reeducação dos demais envolvidos (pais , responsáveis e profissionais da educação envolvidos).


Objetivos específicos:

Reduzir significativamente ocorrência de violência e vandalismo na Unidade Escolar.
Neutralizar o fenômeno “bullying”na U.E. através do conhecimento e da promoção deações voltadas para o respeito e valorização das diferenças, promoção da cultura da paz e dos princípios universais do respeito à igualdade e à dignidade humana. atenção: para visualizar o projeto completo e sugestões de livros e filmes basta clicar em mais informações

Metodologia, estratégias de ação e recursos necessários:
Criar condições favoráveis através do projeto para que osenvolvidos sejam capazes de aprende com as diferenças,fortalecendo o exercício da tolerância que é capaz de superar o preconceitos e os conflitos que nascem no choques de idéias e valores através de uma metodologia investigativa e dialética.
1ª ETAPA
· levantamento teórico para o projeto (bibliografia)
· Formular questionário de pesquisa entre alunos,professores ecomunidade
· Identificar espaços e momentos que ocorrem manifestação de violência na U.E.
· Análisar nosso espaço,ocorrências e como será possivel algumas intervencões a curto,médio e longo prazo.
· Sensiblização dos envolvidos (alunos,professores,comunidade,etc)
2ª ETAPA
· Possibilitar o conhecimento deste fenômeno através da teoria e da bibliografia pesquisada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bullygs
  • Bullyg is a big problem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!