Bulling no ambiente escolar:uma agressão silencisa

2231 palavras 9 páginas
Bullyng no ambiente escolar: Uma agressão silenciosa.

Flaviana Lima Pereira ¹ Fernanda Lima Pereira ²
RESUMO
O Bullyng tem sido um dos problemas mais discutidos na atualidade, por isso há uma preocupação por parte da sociedade como um todo (escola, família, poder público, entre outros), visando isso, cidades, comunidades e estados brasileiro tem mobilizado para combater e prevenir esse fenômeno.
HEGEL (1770- 1831) enfatiza que tratar um criminoso apenas como criminoso sem considerar sua história familiar, suas condições sociais ou as circunstâncias de exclusão é parcial e injusto. Partindo deste ponto, vimos, o criminoso como o agressor do bullying, considerando ele enquanto um indivíduo, afetado com sua história de vida e procuremos entender o que lhe torna um ser “diferente e maléfico neste contexto”.
Segundo ARAMIS (2003), a única maneira de combater esse tipo de prática é a cooperação por parte de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais: “Todos devem estar de acordo com o compromisso de que o bullying não será mais tolerado. As estratégias utilizadas devem ser definidas em cada escola, observando-se suas características e as de sua população. O incentivo ao protagonismo dos alunos, permitindo sua participação nas decisões e no desenvolvimento do projeto, é uma garantia ainda maior de sucesso. Não há, geralmente, necessidade de atuação de profissionais especializados; a própria comunidade escolar pode identificar seus problemas e apontar as melhores soluções”.

Palavra chave: Violência, auto estima, escola, sociedade.

¹ -RA 1672622- Curso de Pedagogia EaD Universidade de Santo Amaro (UNISA),Modulo XII
² -RA 1829521- Curso de Pedagogia EaD Universidade de Santo Amaro (UNISA),Modulo XII

INTRODUÇÃO
A todo tempo no mundo inteiro, alunos sofrem com

Relacionados