Bulling no ambiente escolar:uma agressão silencisa

Páginas: 9 (2231 palavras) Publicado: 14 de março de 2012
Bullyng no ambiente escolar: Uma agressão silenciosa.

Flaviana Lima Pereira ¹
Fernanda Lima Pereira ²
RESUMO
O Bullyng tem sido um dos problemas mais discutidos na atualidade, por isso há uma preocupação por parte dasociedade como um todo (escola, família, poder público, entre outros), visando isso, cidades, comunidades e estados brasileiro tem mobilizado para combater e prevenir esse fenômeno.
HEGEL (1770- 1831) enfatiza que tratar um criminoso apenas como criminoso sem considerar sua história familiar, suas condições sociais ou as circunstâncias de exclusão é parcial e injusto. Partindo deste ponto, vimos, ocriminoso como o agressor do bullying, considerando ele enquanto um indivíduo, afetado com sua história de vida e procuremos entender o que lhe torna um ser “diferente e maléfico neste contexto”.
Segundo ARAMIS (2003), a única maneira de combater esse tipo de prática é a cooperação por parte de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais: “Todos devem estar de acordo com ocompromisso de que o bullying não será mais tolerado. As estratégias utilizadas devem ser definidas em cada escola, observando-se suas características e as de sua população. O incentivo ao protagonismo dos alunos, permitindo sua participação nas decisões e no desenvolvimento do projeto, é uma garantia ainda maior de sucesso. Não há, geralmente, necessidade de atuação de profissionais especializados;a própria comunidade escolar pode identificar seus problemas e apontar as melhores soluções”.


Palavra chave: Violência, auto estima, escola, sociedade.

¹ -RA 1672622- Curso de Pedagogia EaD Universidade de Santo Amaro (UNISA),Modulo XII
² -RA 1829521- Curso de Pedagogia EaD Universidade de Santo Amaro (UNISA),Modulo XII

INTRODUÇÃO
A todo tempo no mundo inteiro, alunos sofrem comalgum tipo de violência, que acontecem em forma de brincadeira chegando até a agressões físicas. Estudos recentes têm mostrado que brincadeiras desse tipo podem acarretar sérias conseqüências no desenvolvimento destas crianças e tem-se observado que os alunos que sofrem estas agressões tem queda na auto-estima acabando por prejudicar sua inserção no meio da sociedade.
Em síntese o bullyng ocorrequando um ou mais alunos perseguem, humilham, intimidam, excluem, criam apelidos cruéis e demonstram preconceito, chegando, por fim, até a agressões físicas, sem nenhuma razão aparente, um outro aluno.Nas escolas esse tipo de comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, lúdicos e professores o encaram vem mudando. A violência nas escolas é um problema social grave e complexo, eprovavelmente o tipo mais freqüente e visível da violência juvenil.
FANTE (2005) acredita que o tema apresenta características próprias, pode ser reconhecido em vários contextos além do escolar : nas famílias, nos orfanatos, nas forças armadas, nos locais de trabalho, nos asilos , nas prisões, nos condomínios residenciais, enfim onde existem relações inter pessoais.Trata-se de um problema mundial e queapenas recentemente vem sendo estudado em nosso país.Segundo especialistas as causas deste tipo de comportamento abusivo são inúmeras e variadas, deve-se a carência afetiva, ausência de limites, ao modo de afirmação de poder e de autoridade dos pais sobre os filhos, por meio de práticas educativas que incluem maus tratos físicos e explosões emocionais violentas.
Mas por que isto acontece? Comoa equipe pedagógica poderá intervir neste assunto? Como os pais podem ajudar? Existem muitas causas e soluções possíveis, e este artigo se dispõe a esclarecer e a expor algumas delas, todo este trabalho foi elaborado através de leituras de outros artigos, livros,revistas e de páginas de relevância na Internet, para, a partir desta análise, propor soluções para o problema.

QUE É BULLYNG?
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO BULLING PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Agressão
  • Agressão
  • Agressão
  • Agressão
  • bulling
  • BULLING
  • bulling

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!