Bsssf

1610 palavras 7 páginas
Disciplina: Botânica I

Síntese do capítulo 19 de "Introdução às Angiospermas"

Data: 04/11/2013
As angiospermas são as plantas com flores, que representam a maior parte das plantas atuais do mundo visível.
Diversidade do Filo Anthophyta
O filo anthophyta é o maior filo de organismos fotossintetizantes, apresentando desde espécies arbóreas até algumas espécies de plantas simples flutuadoras, mal alcançando 1 mm de comprimento.
Em sua historia evolutiva, as angiospermas representam um grupo de plantas com sementes com características que os tornam diferentes de todos as outras plantas: flores, frutos e um ciclo de vida distinto.
As angiospermas compartilham tantas características únicas que se torna óbvio o fato de serem monofiléticos.
Apresentam duas grandes classes: a monocotiledôneas, com cerca de 90.000 espécies (inclui plantas, como gramas, lírios, íris, orquídeas e palmeiras ) e a eudicotiladônias com ao menos 200.000 espécies (inclui quase todas árvores e arbustos que conhecemos com exceção das coniferas, e muitas ervas)
Quanto a nutrição a maioria das angiospermas apresentam vida livre, porém cerca 200 espécies de monocotiledôneas e 2.800 espécies de eudicotilodôneas parasíticas.
A Flor
A flor é um sistema caulinar determinado (um ramo que cresce por tempo limitado) com esporófitos (folhas que portam esporângios). O carpelo é a estrutura que mais bem define a flor, contém os óvulos, que se desenvolvem em sementes após a fecundação, então o carpelo se torna a parede do fruto.
As flores formam grupos de diversas maneiras, formando agregados denominados inflorêscencias, cujo eixo é conhecido como pedúnculo(pode também ser o eixo da flor solitária), enquanto o eixo dos flores individuais de uma inflorêscencia é chamada pedicelo; a parte do eixo na qual as peças da flor estão inseridas e denominadas receptáculo.
A Flor Consiste em Parte Estéreis e Parte Férteis ou Reprodutivos, Originados no

Relacionados